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Rádio Guarujá
Valdir Fontanella destaca união regional e avanços com retorno de municípios à AMREC
Por Rádio Guarujá22/01/2025 12h08
Foto/Divulgação
Após articulação liderada pelo prefeito de Lauro Müller e presidente interino da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), Valdir Fontanella (PP), cinco municípios que haviam se afastado da entidade retornaram à associação. Criciúma, Nova Veneza, Cocal do Sul, Siderópolis e Forquilhinha estão novamente integrados, fortalecendo a representatividade regional.
Fontanella, que assumirá oficialmente a presidência da AMREC no próximo dia 30 de janeiro, explicou em entrevista ao Jornal da Guarujá que o diálogo foi a principal ferramenta para trazer os prefeitos de volta. “A arma da paz é o diálogo. Conversamos com cada prefeito, ouvimos suas demandas e realizamos reuniões importantes para alinharmos os interesses. A união dos 12 municípios é fundamental para buscarmos melhorias para a região”, afirmou.
Entre as prioridades da AMREC, o futuro presidente destacou a duplicação da BR-101, o término do anel viário de Criciúma e a ampliação da Via Rápida até a Praia do Rincão. “Essas obras são essenciais para melhorar a mobilidade e fortalecer o desenvolvimento da região. Também precisamos atuar no Morro dos Cavalos, que é um gargalo para o escoamento da produção regional”, disse Fontanella.
Além das obras de infraestrutura, o presidente enfatizou os benefícios do consórcio regional, como a economia na compra de medicamentos e na utilização da usina de asfalto. “Com a união dos municípios, conseguimos reduzir custos e aumentar a eficiência dos serviços. O consórcio, por exemplo, permite que o custo do asfalto seja até 40% menor em comparação à contratação de empresas privadas”, destacou.
A retomada dos municípios fortalece a AMREC como uma entidade estratégica para a região sul de Santa Catarina. “Agora, com os 12 municípios unidos, podemos pressionar de forma mais incisiva o governo estadual e federal por investimentos. É hora de deixarmos de lado as bandeiras políticas e pensarmos no coletivo”, concluiu Valdir Fontanella.
A associação planeja novas ações e seguirá trabalhando para atender às demandas dos municípios, promovendo o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.
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Desorganização e máquinas sucateadas: Secretário de Planejamento de Orleans detalha os desafios à frente da pasta
Por Rádio Guarujá21/01/2025 12h51
Foto/Redação
Na manhã desta terça-feira, 21, Alexandre Bussolo, que recentemente assumiu como secretário de planejamento de Orleans, concedeu entrevista ao Jornal da Guarujá, detalhando os desafios à frente da pasta e os planos para reorganizar a gestão municipal. “A criação da Secretaria de Planejamento é um desafio. Por enquanto, ainda estamos vinculados à Infraestrutura, mas já trabalhamos em um novo organograma para oferecer à população um atendimento mais eficiente”, afirmou.
Bussolo destacou que, ao assumir o cargo, se deparou com uma situação de desorganização administrativa, com setores mal estruturados e falta de direcionamento para servidores. “Percebi que havia muita coisa desorganizada. Estamos reestruturando para melhorar os atendimentos. Há uma necessidade clara de fortalecer setores como a saúde, a educação e a assistência social, mas também de apoiar o empreendedor, que é um dos grandes motores da nossa cidade.”
Problemas nas licitações e infraestrutura
O secretário não escondeu as dificuldades enfrentadas nos primeiros dias de gestão, especialmente relacionadas à infraestrutura e à demora em processos licitatórios. “Hoje temos 68 processos de licitação parados. Isso acontece porque o setor de licitações, infelizmente, não foi preparado para dar continuidade ao trabalho depois da transição. Estamos priorizando questões como transporte escolar, coleta de lixo e materiais para pequenos reparos nas estradas.”
Ele também relatou problemas graves com a frota municipal. “Temos máquinas sucateadas. Uma patrola, por exemplo, está parada porque não temos uma lâmina de reposição no estoque. É inacreditável que coisas tão básicas tenham sido negligenciadas.”
Pontes
Sobre a ponte de Brusque do Sul, uma obra que tem gerado cobranças da população, Bussolo explicou que a construção está 96% concluída, mas paralisada. “A empresa responsável tem cerca de R$ 300 mil a receber. O Estado ainda não fez os repasses necessários. Essa é mais uma obra que foi mal planejada e gerida de forma equivocada.”
Ele também criticou escolhas passadas, como a construção da ponte da Coloninha. “Gastaram quase R$ 6,5 milhões em uma ponte que não atende caminhões. Reformar a estrutura existente teria sido muito mais barato. Com a economia, poderíamos ter feito outra ponte em um local estratégico, melhorando o trânsito.”
Apesar dos obstáculos, Alexandre Bussolo demonstrou confiança em superar os desafios. “Estamos focados em fazer diferente, em planejar com responsabilidade e em mostrar que é possível fazer uma gestão eficiente e transparente. O momento é de reorganização, mas tenho certeza de que colheremos os frutos desse trabalho em breve.”
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Prefeito de Criciúma detalha apoio a Camboriú após enchente
Por Rádio Guarujá21/01/2025 12h46
Foto/Assessoria de Imprensa
No sábado, 18, a Prefeitura de Criciúma, sob a gestão de Vaguinho Espíndola, enviou maquinários e equipes para auxiliar na recuperação dos danos causados pela forte enchente que atingiu o município de Camboriú. O prefeito explicou que a decisão de enviar o apoio foi tomada após visita aos municípios afetados pela chuva, incluindo Camboriú e Balneário Camboriú, e com o direcionamento das equipes técnicas, que identificaram a necessidade urgente de maquinário para a limpeza e recuperação da cidade.
“Na realidade, a gente visitou os municípios de Balneário Camboriú, de Camboriú, passamos também rapidamente por São José, e na realidade, o nosso maquinário, toda a nossa estrutura, ela foi para o município de Camboriú, onde está lá ainda”, disse Vaguinho Espíndola. Ele continuou: “O contato que fizemos com todas as equipes técnicas, tanto de Balneário, como do próprio município de Camboriú, onde o prefeito é o Leonel Pavan, apontava essa necessidade mais urgente agora, de maquinário para fazer limpeza e também de mão de obra.”
O prefeito destacou que, ao chegarem em Camboriú, as equipes encontraram a maior necessidade no bairro Jardim Europa, onde mais de 6 mil casas foram atingidas pelas chuvas. “A gente já foi daqui cedinho, já no sábado de manhã, direto lá para o pátio de máquinas do município de Camboriú”, relatou. “Recebidos pelo prefeito Leonel Pavan no seu gabinete, de lá nossas equipes já foram destacadas para a frente de trabalho”, completou.
Ele explicou a importância de contar com o coordenador da Defesa Civil, no processo: “O Fred Gomes teve uma participação muito importante também nessa primeira conversa porque com o conhecimento dele e com os dados técnicos, nesse momento, é muito importante, mais importante ou pelo menos tão quão importante fazer as frentes de trabalho também é documentar todo esse trabalho operacional para depois fazer a prestação de contas e buscar recursos junto aos órgãos do estado e também aos órgãos da defesa civil da união.”
O cenário encontrado pelas equipes foi de grande devastação. “O cenário, de fato, para nós, assim, foi um pouco assustador quando chegamos. As famílias estavam todas nos portões das suas casas com os entulhos, que foi o que sobrou dos móveis que entraram dentro das casas. Passamos em várias ruas, assim, era um cenário com aqueles entulhos todos na frente das casas ainda, com lama e lodo”, relatou o prefeito, lembrando que as pessoas estavam aguardando a limpeza pública.
Ele explicou ainda o desafio causado pelo volume das chuvas: “Foi tudo muito rápido. Se choveu quase 300 milímetros em menos de duas horas, então foram também surpreendidos com o volume de chuva.” Para Vaguinho, o foco inicial era garantir a segurança e a integridade das pessoas: “O primeiro momento era preservar pela vida, pela integridade física também de cada um.”
Com a ajuda de outros municípios, como Chapecó e cidades do Rio Grande do Sul, a recuperação está avançando. “As equipes da prefeitura de Camboriú, de forma muito rápida, assim que baixou as águas, começaram a fazer todo esse trabalho de recomposição dos estragos causados pela chuva”, afirmou Vaguinho. “A gente tem a certeza de que logo, logo, já será restabelecida a normalidade aí no município de Camboriú, Balneário e todos os outros que foram atingidos também”, completou.
O prefeito de Criciúma também comentou que conversou com a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan e que a mesma informou que a maior urgência estava em Camboriú. “Na realidade, a prefeita Juliana, nós conversamos, e ela sempre foi muito correta, quando disse que se tivesse necessidade, para Balneário, ela iria prontamente nos procurar, mas a necessidade maior mesmo foi no município de Camboriú.”
Sobre os maquinários enviados, Vaguinho detalhou: “Nós dispomos de duas escavadeiras, um caminhão multiuso, que é esse caminhão que faz o serviço de limpeza, de jato e também de desobstrução de bocas de lobo.” Ele também explicou a previsão de retorno das equipes: “A previsão, em decreto, é até dez dias, mas o que a gente já ouviu deles é que, no meio da semana, eles já estarão voltando aqui porque o trabalho tem acelerado bastante lá.”
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Secretária Rosana Quarezemim fala sobre a assistência social e os desafios para Orleans
Por Rádio Guarujá20/01/2025 13h11
Secretária de Assistência Social de Orleans, Rosana Bertoncini Quarezemim
O Jornal da Guarujá teve o prazer de receber, nesta segunda-feira, 20, a Secretária de Assistência Social de Orleans, Rosana Bertoncini Quarezemim, para uma conversa sobre seu novo papel à frente da pasta, os desafios da área e as ações planejadas para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social.
Filha de seu Otávio e dona Vanda, Rosana e seu esposo decidiram há quatro anos deixar a cidade e morar no interior, ela se mudou com a família para o Oratório, onde adotou um estilo de vida tranquilo, com atividades rurais como a criação de galinhas e cultivo de alfaces. “Agora sou agro”, brincou a secretária, destacando a simplicidade e prazer dessa nova rotina. No entanto, o chamado do prefeito Fernando Cruzetta para integrar a administração municipal trouxe novos desafios e a oportunidade de contribuir de outra forma com sua cidade natal.
Rosana explicou que o convite surgiu após um encontro com mulheres no Oratório, no qual ela falou sobre o Clube de Mães e compartilhou experiências. A receptividade das participantes, incluindo Dona Leonete e a primeira dama Emily, levou à conversa com o prefeito e, consequentemente, ao convite para assumir a Secretaria de Assistência Social. “Confesso que, a princípio, fiquei surpresa, mas o desafio é muito grande, e a vontade de ajudar é maior”, afirmou a nova secretária.
Rosana falou sobre a importância da assistência social em Orleans e como a secretaria já está lidando com a demanda. “Hoje, a nossa cidade tem muitas famílias que precisam de apoio. Temos vários programas que atendem essas pessoas, como o Bolsa Família, cestas básicas, auxílios como o de natalidade e gás, e o projeto de habitação, que visa reformar e construir casas para aqueles que estão em risco habitacional. Além disso, temos o aluguel social, atendendo 23 famílias que tiveram suas casas condenadas pela Defesa Civil”, disse.
Além disso, ela ressaltou projetos voltados para a capacitação, como a Escola de Corte e Costura, que oferece oportunidades de aumento de renda para mulheres. “A Escola de Corte e Costura é um projeto incrível, que possibilita a várias mulheres aprenderem um ofício manual e gerarem uma renda extra. Fui visitar e fiquei encantada com o trabalho que as mulheres estão fazendo lá”, declarou.
Rosana reconhece o quanto é importante envolver a comunidade, principalmente as famílias em situação de vulnerabilidade, e falou sobre a importância do apoio do governo municipal e de parcerias para a efetividade do trabalho. “Muitas pessoas não têm o que comer, não têm onde morar, e é isso que nos motiva a trabalhar cada vez mais. Como disse o prefeito Fernando, temos que ajudar, e vamos buscar todos os recursos possíveis para atender essas famílias.”
A secretária também destacou a parceria com a vice-prefeita, Leonete Librelato. “Nós estamos conversando bastante, a Dona Leonete está sempre presente, nos orientando e nos ajudando a buscar soluções para os problemas da cidade. O trabalho em equipe é fundamental, e a Dona Leonete tem sido uma grande parceira”, disse Rosana.
Em relação ao auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade, a secretária enfatizou a importância de atender com dignidade e carinho, por meio de visitas e acompanhamento de perto das demandas. Rosana ainda destacou que uma das prioridades da secretaria será o projeto do CRAS, que atende crianças em vulnerabilidade social por meio de atividades no contraturno escolar. “O meu foco é atender as crianças e os idosos. Como pedagoga, me identifiquei muito com o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, que atende crianças em situação de vulnerabilidade. O trabalho com os idosos também é algo que me toca muito.”
No entanto, Rosana reconheceu que a gestão está apenas começando, e que há muitos projetos a serem discutidos. “Estamos nos primeiros dias de governo, ainda estudando todas as demandas. Mas já temos várias ações em andamento e estamos planejando muitas outras. Acredito que com muito trabalho, apoio do prefeito e da população, vamos conseguir fazer a diferença”, afirmou a secretária.
Para finalizar, ela fez um apelo aos moradores de Orleans: “Ajudar as pessoas é uma coisa muito gratificante, e nós da secretaria estamos à disposição para atender todos que precisarem. Estamos estudando formas de ampliar os projetos e os auxílios. Vamos em frente, buscar recursos e garantir que nossa população seja bem atendida”, concluiu.