Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Rádio Guarujá

Avatar

Adolescentes vandalizam túmulo e vaso do cemitério de Orleans

Por Rádio Guarujá26/07/2024 11h26
Foto/Ilustrativa

Na quarta-feira, 24, o Cemitério Municipal de Orleans foi vandalizado. Um túmulo foi encontrado com a tampa de granito quebrada, enquanto outro teve um vaso de flores atirado ao chão, resultando em sua quebra.

De acordo com a assessoria jurídica da Cesconetto Serviços, empresa responsável pela administração do cemitério, as câmeras de segurança flagraram três meninas e um menino, aparentemente adolescentes, praticando os atos de vandalismo. A assessora jurídica da Cesconetto, Yara Regina Martins, informou ao Jornal da Guarujá, na manhã desta sexta-feira, 26, sobre as medidas que estão sendo tomadas.

“Estamos trabalhando para identificar os responsáveis pelos danos. As imagens mostram claramente que o vandalismo foi intencional e realizado por adolescentes. Eles causaram danos significativos”, afirmou Yara. Segundo ela, o ato ocorreu às 18h45.  “A entrada dos jovens foi registrada por volta das 18h25, e o vandalismo ocorreu às 18h45.”

Sobre se houve ou não consumo de bebida alcóolica ou entorpecentes, a assessoria jurídica informou que não. “Não é possível ver consumo de bebidas ou drogas nas imagens, se aconteceu, foi fora do cemitério.”

Yara detalhou que, apesar dos danos, não houve violação de sepulturas ou qualquer tipo de ritual. “Não houve violação de sepulturas ou corpos. O vandalismo foi exclusivamente de natureza maliciosa.”

A assessora também explicou os próximos passos da empresa: “Já registramos um boletim de ocorrência e estamos em processo de identificação dos adolescentes e de seus responsáveis legais. Vamos acionar o Conselho Tutelar e tomar todas as medidas legais necessárias para buscar uma indenização pelos danos causados. A indenização será uma questão importante, pois muitas vezes os pais não sabem o que os filhos estão fazendo, e o prejuízo acaba recaindo sobre eles. ”

Yara enfatizou a eficiência do sistema de monitoramento do cemitério. “Nosso sistema de câmeras é bastante eficiente e garante a segurança do local. Qualquer tentativa de vandalismo é prontamente registrada.”

Confira entrevista completa

0
0

São Joaquim Declara situação de emergência após perda de produção de maçã

Por Rádio Guarujá25/07/2024 10h45
Foto: Arquivo / Epagri

A Prefeitura de São Joaquim, município líder na produção de maçãs em Santa Catarina, declarou situação de emergência em decorrência das chuvas intensas que causaram uma significativa redução na produção. São Joaquim, responsável por 63% da área catarinense cultivada com maçãs, sofreu perdas estimadas em 20% na produção da variedade Fuji e 30% na variedade Gala, conforme o relatório de estimativa de perdas da EPAGRI.

As chuvas afetaram todo o estado, resultando em uma queda geral de 24% na produção de maçãs na safra 2023/2024, com um total de 423 mil toneladas produzidas, em comparação com as 552,2 mil toneladas da safra anterior. Santa Catarina é reconhecida como a maior produtora de maçãs do Brasil, e o impacto das condições climáticas adversas tem sido severo para a região.

Em entrevista ao Jornal da Guarujá na manhã desta quarta-feira, 25, Valdir Colatto, Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, destacou a magnitude da crise: “A quebra na produção chegou a 24%, com uma redução de 129 mil toneladas em relação ao ano passado. A falta de polinização, devido à ausência de abelhas, agravou a situação, uma vez que as chuvas intensas impediram a atividade das abelhas, essenciais para a polinização das maçãs.”

Colatto explicou que o governo estadual está adotando medidas para mitigar os danos: “Estamos oferecendo financiamentos sem juros e prazos estendidos para a aquisição de telas de proteção e outros insumos. Além disso, estamos trabalhando na ampliação dos subsídios para o pagamento de seguros agrícolas e na implementação de programas de reconstrução. Nosso objetivo é apoiar os agricultores na recuperação das perdas e garantir a sustentabilidade da produção.”

O secretário também mencionou que a pesquisa e o controle de qualidade estão sendo intensificados para lidar com os problemas resultantes da safra prejudicada: “Estamos colaborando com pesquisadores e técnicos para buscar soluções eficazes e esperamos que, com essas medidas, possamos restaurar a produção e superar as dificuldades atuais.”

Confira entrevista completa

0
0

APA realiza Feijoada Beneficente no sábado para compra de equipamentos

Por Rádio Guarujá25/07/2024 10h42
Foto/Redação

Neste sábado, dia 27, ao meio-dia, a APA (Associação Pró Autismo de Orleans) realizará uma feijoada beneficente no Orleans Tênis Clube. O evento visa arrecadar fundos para a compra de equipamentos destinados à primeira sala de estimulação para autistas da instituição.

Além da feijoada, a programação contará com um show da dupla sertaneja Debonna & Banana. Os ingressos custam R$ 45, sendo que crianças até cinco anos não pagam e aquelas entre seis e dez anos pagam metade do valor.

Em entrevista ao Jornal da Guarujá, Regiane Volpato, presidente da APA, confirmou os detalhes do evento: “Estamos de portas abertas a partir das 11h para receber o público no Orleans Tênis Clube. Preparamos uma feijoada deliciosa e teremos também alguns shows para animar a tarde.”

Regiane também destacou a grande procura por ingressos e a generosidade de alguns compradores: “Muitos ingressos já foram vendidos, e algumas pessoas que não poderão comparecer estão nos doando o valor pago para que possamos revender os ingressos a outras pessoas. Quem ainda estiver interessado pode entrar em contato comigo pelo celular 48-9919-44012 para verificar a disponibilidade.”

Os recursos arrecadados com a feijoada serão destinados à compra de equipamentos para a sala de estimulação, que inclui itens como piscinas de bolinhas, camas elásticas e aparelhos para coordenação motora. Regiane enfatizou a importância do projeto: “Orleans tem cerca de 90 crianças autistas, e precisamos fornecer terapias adequadas para elas. A APA visa atender não só as crianças, mas também continuar o atendimento após os cinco anos, quando a maioria dos serviços públicos deixa de cobrir.”

A APA, fundada em agosto do ano passado, já alcançou diversas conquistas, incluindo a aprovação como entidade de utilidade pública no município. A instituição também oferece terapias de equoterapia em parceria com o poder público desde abril deste ano.

Para mais informações sobre a APA, voluntariado ou auxílio, os interessados podem acessar o Instagram @apa.orleans.

Confira entrevista completa

0
0

Obrigado, Orleans! Radar 92 é Líder na sede!

Por Rádio Guarujá24/07/2024 14h41

Obrigada, Orleans❤️

🎧 Entre no ritmo do “Radar 92” na Guarujá FM, líder de audiência em Orleans, conquistando uma impressionante marca de 27,6%.

🕛 Das 12h às 13h, de segunda a sexta-feira, DJ Max Everson transforma seu meio-dia, em uma experiência musical vibrante. Com dinamismo e carisma incomparáveis, ele entrega uma seleção musical enriquecedora e informações selecionadas para manter você bem informado.

📻 Sintonize-se na 92.9FM para um meio-dia especial de boa música e entretenimento. “Radar 92” – a escolha certa em Orleans! 🎶🚀

0
0