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Rádio Guarujá

Obras do Morro dos Cavalos podem começar em julho de 2026, diz deputado Luiz Fernando Vampiro

Por Rádio Guarujá08/10/2025 11h32
Foto/Agência ALESC

As obras de transposição do Morro dos Cavalos, na BR-101, podem finalmente sair do papel entre junho e julho de 2026. O Morro dos Cavalos, localizado em Palhoça, é considerado um dos pontos mais críticos da BR-101. O trecho apresenta curvas fechadas, tráfego intenso e alto índice de acidentes

A informação foi divulgada pelo deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB), após reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília, que discutiu a incorporação do trecho pela concessionária CCR ViaCosteira e os trâmites junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para viabilizar o início das intervenções.

Ao Jornal da Guarujá, o deputado reconheceu que se trata de um tema “importante e já desgastado” para a região, mas afirmou que agora há um movimento político e técnico mais consistente.

“Essa era uma obra que já deveria ter saído. Houve um processo licitatório cancelado pelo Tribunal de Contas da União, deixaram as licenças ambientais vencerem e só depois de acidentes e desastres climáticos o tema voltou com força. Hoje, o que impede o progresso é a falta de execução. Estamos ilhados, tanto para o transporte de pessoas quanto de mercadorias. É um assunto sensível, mas acredito que, com fé e dedicação, poderemos ter as obras iniciadas em julho de 2026”, declarou Vampiro.

Segundo o parlamentar, o otimismo decorre do envolvimento constante da bancada catarinense no tema.

“O que me deixa confiante é que, diferente de outros momentos, esse assunto não esfria. Toda semana há uma ação, seja uma reunião no TCU, na ANTT, no Ministério dos Transportes, ou a preparação de uma audiência pública. Temos mantido o tema aceso”, afirmou.

“No dia 21 deste mês, faremos uma audiência pública com representantes da ANTT, do Ministério e do TCU, justamente para acompanhar o andamento dos processos e reforçar a importância da obra para Santa Catarina.”

Vampiro explicou que o principal esforço do grupo é retirar o trecho do Morro dos Cavalos do contrato da concessionária Arteris Litoral Sul, responsável pela BR-101 Norte, e vinculá-lo à CCR ViaCosteira, que administra o trecho Sul da rodovia.

“Estamos protocolando documento junto ao TCU pedindo a exclusão do Morro dos Cavalos do contrato da Arteris. Hoje, esse contrato envolve 115 obras e competir com isso seria inviável. A CCR, por outro lado, não tem grandes obras em andamento e poderia assumir o projeto”, explicou.

De acordo com o deputado, o governo federal já trabalha na revalidação das licenças ambientais e na retomada do projeto que prevê dois túneis no trecho.

“O Ministério dos Transportes tem estudado internamente a retomada do contrato que havia sido anulado. O projeto original, com dois túneis, continua sendo a principal alternativa. Além disso, o contorno viário proposto pelo governo de Santa Catarina também pode ser levado adiante, de forma independente, como uma alternativa futura”, completou.

Vampiro destacou ainda que o Morro dos Cavalos se tornou a prioridade número um da bancada federal catarinense.

“A prioridade de Santa Catarina hoje é o Morro dos Cavalos. A bancada, a Fiesc, a Facisc e outras entidades estão unidas nisso. O que não podemos é deixar o assunto esfriar novamente”, concluiu.

Deputado avalia migração para o PSD

Além de tratar das obras do Morro dos Cavalos, o deputado federal Luiz Fernando Vampiro comentou nesta quarta-feira (8) sobre seu futuro político, destacando o descontentamento com decisões internas do MDB e a possibilidade de filiação ao PSD.

“O cenário político está bastante complexo aqui em Brasília e para mim também. Hoje, por exemplo, vai ter a votação da MP 1203, que aumenta juros e impostos. Votei muito em desacordo com a orientação do MDB. Isso me deu um desgaste, porque não estava alinhado com a base do partido”, afirmou.

O parlamentar disse que recebeu convites do PSD e de lideranças estaduais para avaliar sua filiação.

“Recebi uma proposta do PSD, do presidente estadual do partido,  Eron Giordani, e também do presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, para me filiar e efetivamente caminhar em um projeto de construção para o governo de Santa Catarina do prefeito de Chapecó e pré-candidato ao governo João Rodrigues. Posso ser candidato a deputado federal, estadual ou não disputar, apenas contribuir para o projeto. É uma decisão que pretendo definir até o final de novembro.”

Vampiro ressaltou que está observando o cenário político nacional e estadual.

“Antigamente, a política era resolvida nos estados. Hoje, com o fundo eleitoral bilionário, as definições vêm de Brasília para a base. Por isso, estou analisando com cuidado as filiações, candidaturas e trocas de partidos, para entender qual o melhor caminho para o meu trabalho e para Santa Catarina.”

Confira entrevista completa

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Câmara de Orleans realiza 37ª sessão ordinária entre aprovação de lei e polêmica sobre estacionamento rotativo

Por Rádio Guarujá07/10/2025 11h33
Fotos/Redação

Nesta segunda-feira (6), a Câmara de Vereadores de Orleans realizou a 37ª sessão ordinária, com a ausência justificada da vereadora Marlise Zomer, que se recupera de um procedimento cirúrgico. A sessão contou com a aprovação de um projeto de lei e debates intensos envolvendo o estacionamento rotativo da cidade.

Lei altera vencimento de monitores do estacionamento rotativo

Durante a sessão, os vereadores aprovaram um projeto de lei encaminhado pelo Executivo, alterando o dispositivo da Lei Complementar nº 2384, de 14 de junho de 2011, que modifica o vencimento base do cargo de monitor de estacionamento rotativo e suprime o número de vagas de carga, entre outras providências.

Com a aprovação, a Prefeitura de Orleans assumirá o gerenciamento do rotativo neste primeiro momento.

Indicações de vereadores aprovadas

A vereadora Maiara Dal Ponte Martins (MDB) teve aprovada a indicação para que seja elaborado um decreto legislativo nomeando a ponte da comunidade de Três Barras de Ponte Roque Guizoni.

O vereador Murilo Hoffmann (NOVO) teve suas indicações aprovadas para manutenção das escadas e corrimões da Rua Miguel Couto, em frente ao colégio Unibave, e para inspeção das calçadas da cidade.

Ex-prefeito se defende de acusações sobre estacionamento

O ponto mais polêmico da sessão foi a discussão sobre isenções no estacionamento rotativo, envolvendo o ex-prefeito Jorge Koch (MDB). A vereadora Jana Coan (PL) havia apresentado um relatório, solicitado pelo vereador Murilo Hoffmann, apontando que alguns veículos, incluindo o do ex-prefeito, poderiam estar isentos do pagamento do rotativo.

“Eu fui acusado por uma vereadora de que o meu veículo particular estaria isento do pagamento do estacionamento rotativo. Me pegou de surpresa, porque eu nunca deixei de pagar. Desde 2019 até 2024, religiosamente, a empresa estava trabalhando normalmente na cidade e eu sempre paguei. Inclusive tem multa, notificação que virou multa de R$195. Então eu só tentei vir aqui à Câmara para mostrar aos vereadores e a quem ouviu, de que realmente eu estava pagando.”

O ex-prefeito detalhou os documentos que comprovam seus pagamentos.

“ Não seria eu, delegado de polícia por 8 anos, deixando de pagar R$ 1,50 de estacionamento. Peguei os relatórios da empresa Hiper e confirmei que todos os períodos estão quitados”, afirmou.

A vereadora Jana Coan (PL) comentou sobre a apresentação do relatório.

“Em relação ao rotativo, o vereador Murilo solicitou informações sobre possíveis isenções. Recebemos um relatório em que constavam placas isentas, inclusive do ex-prefeito. Citei o nome dele, mas em nenhum momento houve intenção de prejudicá-lo. Fizemos isso para dar transparência às informações que a população solicitava”, disse.

O presidente da Câmara, Joel Cavanholi (PL), anunciou a abertura de procedimentos para investigar as irregularidades identificadas.

“Tivemos acesso a alguns documentos que apontavam irregularidades nos pagamentos do estacionamento rotativo, onde alguns usuários estavam quitando valores e outros registros mostravam débitos em aberto”, afirmou.

Segundo Cavanholi, o sistema da empresa responsável apresentava falhas graves.

“Quando analisamos os relatórios, vimos que algumas placas constavam como isentas e outras não, havia divergências entre relatórios. Inclusive, identifiquei que parte das placas eram de Florianópolis, mas havia veículos de Orleans de comerciantes, advogados e até do ex-prefeito. Alguns pagamentos caíam no CPF em vez do CNPJ da empresa, o que demonstra falha no controle e possível manipulação do sistema”, detalhou.

O presidente da Câmara reforçou a necessidade de transparência e correção dos problemas,

“A sociedade não pode mais aceitar que esses processos fiquem sem fiscalização. Precisamos identificar responsáveis e cobrar os valores devidos. Nosso objetivo é garantir que o sistema do rotativo funcione de forma correta e justa, sem que haja prejuízo ao município ou favorecimento a determinados usuários. Agora é a hora de colocar ordem e arrumar nossa casa”, concluiu Cavanholi.

Outros temas da sessão

Além do estacionamento, a vereadora Jana Coan falou sobre a distribuição de cestas básicas.

“A Secretaria de Saúde Social, por meio da Rosana, informou que uma empresa responsável pela compra e entrega não participou mais da licitação, mas as cestas continuam sendo adquiridas e distribuídas pelo CIMCATARINA. A população está recebendo regularmente, no dia 10 de cada mês, e uma assistente social faz acompanhamento domiciliar”, explicou.

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ACIO promove curso “Power BI na Prática” em Orleans para gestores e profissionais

Por Rádio Guarujá07/10/2025 11h20
Foto/ACIO

A Associação Empresarial de Orleans (ACIO) realizará na próxima terça-feira, 14 de outubro, o curso “Power BI na Prática”, com objetivo de ensinar profissionais e gestores a implementar uma cultura de inteligência de negócios em suas empresas, utilizando dados de forma estratégica para apoiar decisões.

A capacitação será ministrada por Monique Michels, especialista em mercado analítico. Ela explica que o Power BI é uma ferramenta essencial para análise de dados.

“O Power BI é uma ferramenta utilizada para análise de dados. É um curso prático, uma imersão onde você vai conhecer a ferramenta e aprender a utilizar no dia a dia. A ideia é desmistificar o uso de dados e mostrar como tomar decisões baseadas em evidências, não no ‘achismo’”, afirma Monique.

O curso terá um formato intensivo, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, na Sala Executiva do Unibave, Bloco F. Cada participante levará o seu computador e sairá com um painel visual criado durante a prática.

“No curso, os alunos vão baixar a ferramenta no computador, criar gráficos, minerar dados, entender bancos de dados e sair com algo aplicável no seu dia a dia. A ferramenta é gratuita, mas possui versão paga com mais funcionalidades. O importante é aprender o básico e já aplicar”, explica Monique.

A especialista também destaca a importância de compartilhar os dados com a equipe.

“Não é apenas o gestor ou diretor que precisa entender os dados. Cada departamento como o marketing, RH, finanças deve compreender o que os números estão mostrando. Quanto mais real e transparente for essa análise, melhores serão as decisões tomadas”, completa.

O curso é limitado a 14 vagas para garantir uma experiência de aprendizado completa e individualizada. O investimento é de R$ 380 para associados da ACIO e R$ 450 para não associados. As inscrições podem ser feitas com Aline, do comercial da ACIO, pelo telefone (48) 9 9186-1811.

Monique Michels

Atua no mercado analítico há 12 anos. Foi diretora de pesquisa e inovação em indústria de suplementos. Implementação de metodologias ágeis e inteligência de mercado. 86 artigos científicos publicados e 3 capítulos de livros. Docente UNIBAVE. Ganhadora do prêmio Jovem Pesquisadora da América Latina em 2019. MBA em Business Intelligence. Mestre e Doutora em Ciências da Saúde. Pós-doutorado em Ciências Médicas.

Confira entrevista completa

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Simplificando a Previdência: advogada fala sobre direitos e desafios dos beneficiários do INSS

Por Rádio Guarujá06/10/2025 10h46
Foto/Redação

No quadro Simplificando a Previdência, o Jornal da Guarujá recebeu nesta segunda-feira (6) a advogada Charlene Cruzetta, especialista em direito previdenciário, que explicou como o sistema afeta diretamente os beneficiários do INSS e como é possível garantir direitos de forma mais simples e segura.

Segundo a advogada, muitos problemas enfrentados pelos beneficiários estão relacionados a erros nos sistemas do INSS e falta de comunicação. “Frequentemente, o sistema do INSS sai do ar sem aviso, prejudicando prazos e o acesso a documentos importantes. Isso interfere diretamente no beneficiário, que muitas vezes nem sabe que seu CNIS ou seus registros estão incompletos ou desatualizados”, disse.

Acesso a documentos e provas

Um ponto crítico, segundo Charlene, é o acesso ao CNIS: “Hoje, para obter informações completas, o advogado precisa da senha do GovBR do cliente, que dá acesso a dados sigilosos. Estamos lutando para que o advogado tenha acesso apenas ao CNIS, sem comprometer a privacidade do cliente. Isso facilita a vida do beneficiário, que precisa de informações corretas para aposentadoria, revisões e auxílios”.

Problemas comuns enfrentados pelos beneficiários

A advogada explicou que é comum surgirem inconsistências nos registros de contribuição: “Às vezes a empresa não atualiza o CNIS corretamente ou até deixa lacunas. Nesses casos, precisamos buscar provas como documentos, carteiras de trabalho, colegas de serviço, para garantir que o direito do beneficiário seja preservado”.

Ela também ressaltou que muitos beneficiários desconhecem seus direitos e o funcionamento do sistema: “As pessoas só percebem que algo está errado quando precisam se aposentar ou solicitar auxílio, como o antigo auxílio-doença. A orientação de um advogado especializado faz diferença e evita que benefícios sejam indevidamente negados ou suspensos”.

Mutirões e revisões do INSS

A advogada destacou o impacto dos mutirões de revisão, especialmente em aposentadorias especiais e benefícios de baixa renda: “O INSS está revisando casos com laudos atualizados e documentos em dia, evitando que pessoas carentes tenham seus benefícios bloqueados. É uma forma de garantir que o direito seja respeitado sem prejudicar quem realmente precisa”.

Atuação na Comissão de Direito Previdenciário da OAB

Além do trabalho local, Charlene atua como representante de Santa Catarina na Comissão de Direito Previdenciário da OAB em Brasília. “Minha participação na comissão é importante porque me permite levar as demandas da nossa região para os órgãos federais e sugerir melhorias que impactam diretamente os beneficiários. Questões como atualização de sistemas, comunicação de indisponibilidade e acesso a documentos são discutidas lá, e isso reflete diretamente em uma maior agilidade e segurança para quem depende da Previdência”, explicou.

Com mais de 15 anos de atuação, o escritório Bussulo & Cruzetta Advogados Associados oferece planejamento previdenciário e outros serviços jurídicos. Os atendimentos podem ser agendados pelos telefones (48) 3192-1224 ou (48) 98426-0245. O escritório está localizado na Rua Aristiliano Ramos, 184, Ed. Rita Damásio, Sala 201, no centro de Orleans.

Confira

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