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BLOG

Rádio Guarujá

Natal Coorsel promete reunir famílias com atrações especiais neste domingo (1º)

Por Rádio Guarujá29/11/2024 12h04
Foto/Instagram

Neste domingo, 1º de dezembro, a Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel) promove mais uma edição do Natal Coorsel em sua sede, no município de Treze de Maio. Com início às 17h, o evento terá o tradicional acendimento das luzes de Natal, apresentação do Papai Noel, atrações culturais, brincadeiras para crianças e distribuição gratuita de lanches.

O presidente da Coorsel, Xela, destacou que a proposta do evento é celebrar o espírito natalino com atividades voltadas para toda a família. “Será uma festa muito bonita para trazer a família inteira. Começamos às 17h com a presença do Papai Noel e, às 19h30, faremos o acendimento das luzes de Natal. Teremos diversas atrações para as crianças, como a carreta Meteoro, que foi um sucesso no ano passado”, disse.

Segundo Xela, a carreta fará passeios pela cidade, proporcionando momentos de diversão para as famílias. “Ano passado, começamos às 18h e, mesmo à meia-noite, a carreta ainda estava circulando. Foi um sucesso, por isso decidimos trazer novamente. As crianças adoraram!”, relembrou.

Além disso, o evento contará com brinquedos, apresentações de dança e ritmos, feira de artesanato e gastronomia, além do encerramento das iniciativas sociais realizadas ao longo do ano pela cooperativa. “Será também o fechamento da Ação Mulher Coorsel e do projeto Homens na Cozinha, que envolveu mais de 500 pessoas. Teremos exposições, gastronomia e apresentações de grupos que participaram das atividades sociais promovidas durante o ano”, explicou o presidente.

Xela reforçou que haverá distribuição gratuita de cachorro-quente, picolé, algodão doce e refrigerantes para todos os participantes. “É tudo de graça, não só para as crianças, mas para quem vier prestigiar. É uma festa voltada para a família e com o objetivo de unir as pessoas”, afirmou.

A Coorsel também aproveita a ocasião para reafirmar seu compromisso social. “A cooperativa não é só sobre levar energia de qualidade com preço justo. Participamos ativamente da vida dos associados, promovendo ações sociais em todos os municípios atendidos, como Treze de Maio, Orleans, Tubarão e Pedras Grandes”, concluiu Xela.

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CEO do Carrefour anuncia decisão de não vender carne do Mercosul e provoca reações no Brasil

Por Rádio Guarujá28/11/2024 11h51
Foto/Reprodução Instagram

O CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, causou polêmica ao publicar, em suas redes sociais, um comunicado no qual a gigante francesa do varejo assume o compromisso de não comercializar carne proveniente do Mercosul – bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Em sua mensagem, Bompard afirmou: “No Carrefour, estamos prontos, qualquer que seja o preço e a quantidade de carne que o Mercosul venha a nos oferecer”.

No entanto, o escritório do Carrefour na França esclareceu que essa medida se aplica apenas às lojas do país e que, nas demais nações onde o grupo opera, incluindo o Brasil e a Argentina, a carne do Mercosul continuará sendo comercializada, assim como em países com franquias.

A declaração gerou desconforto entre os produtores brasileiros, que viram a atitude como uma afronta não apenas ao Brasil, mas também à toda América do Sul. O vice-presidente da FAESC (Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina), Enori Barbieri, em entrevista ao Jornal da Guarujá, expressou indignação, dizendo que o comportamento do Carrefour faz parte de uma postura arrogante da França, que ainda enxerga o mundo fora da Europa como uma colônia.

“Eu diria pra você que isso faz parte da soberba francesa, que ainda vê o mundo fora da Europa como uma colônia. Eles acham que ainda estamos no tempo das grandes descobertas, quando todo mundo baixava a cabeça para atender aos interesses da Europa”, afirmou Barbieri.

Ele também destacou que a medida foi uma ofensa não só ao Brasil, mas a toda a América do Sul, chamando atenção para a qualidade sanitária da carne brasileira. “Nós exportamos para mais de 200 países, e a carne brasileira, especialmente a carne catarinense, tem qualidade reconhecida. Falar que a carne do Mercosul não tem qualidade sanitária foi uma ofensa não só para os brasileiros, mas para toda a América do Sul”, disse o vice-presidente da FAESC.

Crise diplomática ou oportunidade para o Brasil?

O incidente gerou uma reação rápida das entidades representativas dos produtores, com mais de 60 organizações brasileiras assinando um documento de repúdio à declaração. O governo brasileiro também se manifestou, com a Embaixada Brasileira em Paris intervindo junto à Embaixada Francesa para exigir uma retratação.

Barbieri, no entanto, vê a situação como uma oportunidade para o Brasil, ressaltando que a postura do Carrefour foi uma tentativa de agradar aos produtores franceses, que têm sido contrários ao acordo entre o Mercosul e a União Europeia. “Isso acabou gerando uma crise diplomática, mas eu acredito que isso vai trazer benefícios para o Brasil. O Carrefour quis agradar os produtores franceses, mas acabou gerando uma reação muito forte aqui no Brasil”, afirmou.

Ele também observou que a ação do Carrefour poderia acelerar as negociações entre o Mercosul e a União Europeia. “Eu acredito que isso vai até acelerar o processo do acordo, porque a França, ao se retratar, vai reconhecer que o Brasil tem a qualidade e a força que eles tentaram atacar”, completou Barbieri.

Para ele, o episódio, embora tenha causado desconforto, pode resultar em ganhos diplomáticos e comerciais para o Brasil. “A França tentou nos atacar, mas a realidade é que somos grandes exportadores e, no final, isso vai virar um trunfo para o Brasil. A crise diplomática vai trazer frutos positivos na negociação com a União Europeia”, concluiu o vice-presidente da FAESC.

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Ausência de prefeita na Câmara de Vereadores gera decepção e críticas em Lauro Müller

Por Rádio Guarujá26/11/2024 13h54
Foto/Câmara de Vereadores-Lauro Müller

A prefeita de Lauro Müller, Saionara Bora, não compareceu à sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (25), na qual deveria prestar esclarecimentos sobre as constantes interrupções no abastecimento de água no distrito de Guatá. Convocada pelo vereador Lindomar Cataneo (PSD), ela justificou sua ausência em um ofício, alegando problemas de saúde e compromissos inadiáveis.

A ausência gerou forte decepção entre os vereadores e deixou a população sem respostas concretas. Segundo Cataneo, a expectativa de que a prefeita não comparecesse já existia, mas a ausência foi vista como uma oportunidade perdida de diálogo. “Era um momento ímpar para ela esclarecer à população os investimentos realizados e os planejados para resolver o problema. Infelizmente, ela preferiu não estar presente”, criticou.

No ofício, a prefeita sugeriu que os vereadores se reunissem com os técnicos da UNESC, responsáveis por um estudo técnico sobre a situação. De acordo com informações preliminares desses especialistas, as melhorias necessárias incluem intervenções na rede e na estação de tratamento de água, com um custo estimado em R$ 2 milhões.

Cataneo reforçou que a responsabilidade de viabilizar esses recursos e executar as obras é da prefeita. “Os técnicos da UNESC fizeram sua parte, mas eles não podem liberar R$ 2 milhões. Isso é papel do Executivo. E, até agora, tudo indica que essa solução ficará para a próxima gestão”, declarou.

A relação entre o Executivo e o Legislativo, que já era tensa, foi novamente colocada em evidência. “Essa gestão prometeu proximidade com a população, mas entregou o oposto. A prefeita não se comunicou de forma eficiente com os vereadores nem com os moradores”, afirmou Cataneo.

Com o fim do mandato se aproximando, o vereador planeja buscar soluções junto ao prefeito eleito, Valdir Fontanella, já no início de 2025. “Vamos trabalhar para que essa situação seja resolvida o mais rápido possível. O deputado Júlio Garcia (PSD), já se comprometeu a destinar R$ 1 milhão para ajudar no projeto, mas precisamos que o município faça sua parte”, concluiu.

Enquanto isso, os moradores do Guatá continuam enfrentando a instabilidade no abastecimento de água, sem um cronograma claro para a resolução definitiva do problema.

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Energia solar acessível: Reevisa transforma economia em realidade

Por Rádio Guarujá25/11/2024 10h37

O Jornal da Guarujá conversou com Mário João da Rosa, gerente comercial da Reevisa Energia Solar, para esclarecer dúvidas e apresentar a campanha de Black Friday da empresa, que acontece nos dias 28 e 29 de novembro. Durante a entrevista o gerente comercial destacou o impacto da energia solar na redução de custos e a crescente procura por essa tecnologia, tanto por consumidores residenciais quanto empresariais.

Mário ressaltou que a energia solar é uma solução viável para reduzir drasticamente os custos com eletricidade. Ele explicou que muitas empresas e residências já estão sentindo os benefícios dessa mudança.

Um exemplo que ilustra bem essa economia é o de um empresário que conseguiu reduzir sua conta de energia de R$ 12 mil para cerca de R$ 1.200 por mês após a instalação de um sistema fotovoltaico. “A economia é impressionante. Logo no primeiro mês após a instalação, você já sente o impacto no bolso. Esse é o potencial da energia solar para empresas com alto consumo de energia”, afirmou Mário.

Sobre o retorno do investimento, o gerente explicou: “Hoje, o payback de um sistema fotovoltaico gira em torno de três anos. Em pouco tempo, o consumidor já começa a economizar e pode direcionar esse dinheiro para outras áreas.”

Residências na liderança da adesão

Segundo Mário, aproximadamente 70% dos projetos de energia solar no Brasil são instalados em residências. “Esse é o maior mercado porque impacta diretamente no dia a dia das pessoas, além de contar com linhas de crédito facilitadas. Isso torna o acesso à energia solar mais viável para muitas famílias”, destacou.

Ele também mencionou a tendência de adaptação para veículos elétricos: “Quem está construindo ou reformando sua casa já começa a pensar em instalar sistemas que, no futuro, permitirão carregar carros elétricos sem custos adicionais.”

Assistência completa e personalizada

A Reevisa oferece suporte completo, desde a análise técnica até a instalação e homologação junto às concessionárias de energia. “Muita gente instala energia solar com qualquer fornecedor e depois tem problemas. Nós cuidamos de tudo, desde o projeto até a vistoria final e troca do medidor, sem que o cliente tenha que se preocupar com a burocracia”, garantiu.

Além disso, a empresa mantém um departamento de pós-vendas tanto para clientes Reevisa ou de outras empresas, para monitorar os sistemas instalados. “Temos um serviço de monitoramento ativo. Se houver qualquer problema no sistema, nosso time identifica e resolve antes que o cliente perceba, evitando surpresas na conta de energia”, explicou.

Campanha Black Friday 

Durante a Black Friday, nos dias 28 e 29 de novembro, a Reevisa realizará uma operação especial, das 8h às 20h, na sua sede. “Chamamos de ‘casa aberta’. O cliente pode visitar nossa estrutura, conhecer o showroom e receber um atendimento personalizado. Quem não puder vir até nós, pode nos contatar pelo site ou WhatsApp, que nossa equipe vai até ele”, informou Mário.

A campanha inclui descontos exclusivos, condições de parcelamento diferenciadas e bonificações para os contratos fechados nos dois dias. “Estamos lançando, inclusive, uma nova linha de inversores, considerada a melhor do mundo, com preços e condições únicas durante a Black Friday”, revelou o gerente.

Atuação regional

A Reevisa atende uma ampla área, que vai da Grande Porto Alegre ao norte de Santa Catarina, com soluções personalizadas para cada perfil de cliente. “Atendemos desde residências até grandes propriedades rurais, indústrias e condomínios. Cada região tem suas particularidades, e nossa equipe está preparada para oferecer a melhor solução em energia solar”, garantiu.

Mário ainda lembrou da possibilidade de compensação de créditos energéticos entre diferentes imóveis. “Se você tem uma casa na cidade e uma propriedade rural, por exemplo, pode usar a energia gerada em um local para abater a conta de outro, desde que estejam na mesma concessionária. É uma solução inteligente e prática para quem tem múltiplos imóveis”, explicou.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site www.reevisa.com.br ou entrar em contato pelo telefone (48) 9154-1088.

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