Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download Indicamos essas 4 opções:
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
BLOG
Rádio Guarujá
João Rodrigues cumpre agenda em Orleans e defende debate sobre saúde, infraestrutura e relação com Brasília
Por Rádio Guarujá22/06/2026 17h56
Fotos/PSD
O pré-candidato ao Governo de Santa Catarina e ex-prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), esteve em Orleans na tarde de sexta-feira (19), onde participou de um encontro político com lideranças do PSD, MDB, Progressistas e União Brasil. O evento reuniu representantes municipais, regionais e estaduais e contou com a presença do pré-candidato a vice-governador, Carlos Chiodini (MDB).
Também participaram do encontro o deputado estadual Júlio Garcia, o ex-prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, o ex-prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli, o deputado estadual Volnei Weber, Eron Giordani, o ex-prefeito de Orleans pelo MDB, Jorge Luiz Koch, além do presidente do PSD de Orleans, Lucas Librelato, da vice-prefeita Leonete Canever Librelato, do presidente do MDB de Orleans, Delton Baggio, do ex-governador Carlos Moisés, do ex-governador Eduardo Pinho Moreira e outras lideranças da região.
Durante entrevista concedida ao Jornal da Guarujá, João Rodrigues afirmou que pretende concentrar sua pré-campanha em temas relacionados à realidade catarinense e evitou associar a disputa estadual à polarização nacional.
“A polarização nacional ainda tem muita coisa pela frente. Nós temos muita coisa para acontecer. Eu, particularmente, torço para que o nosso palanque tenha Ronaldo Caiado e também Flávio Bolsonaro. Mas eu não vou entrar no mérito da eleição nacional. O que eu preciso discutir é Santa Catarina. Nós vamos debater os problemas do Estado, o que podemos fazer mais e melhor do que o atual governador está fazendo. Não vamos fazer ataques gratuitos ou agressões. Queremos apresentar um plano de governo e apontar caminhos”, declarou.
Ao falar sobre os motivos que o levam a disputar o governo estadual, Rodrigues citou principalmente problemas relacionados à saúde pública, à infraestrutura e à relação institucional entre o Governo do Estado e o Governo Federal.
“Primeiro nós vamos discutir a saúde pública. Isso é um fato. A saúde de Santa Catarina vai de mal a pior. Nós temos um problema grave e crônico nas cirurgias de média e alta complexidade, que não andam. Também precisamos discutir a regionalização do sistema de regulação. Não justifica tirar um paciente de Orleans para fazer uma consulta em Brusque ou em outra região do Estado. Nós temos que regionalizar esse sistema”, afirmou.
O pré-candidato também criticou o que considera um distanciamento do Governo de Santa Catarina em relação ao Governo Federal, especialmente em pautas ligadas à infraestrutura.
“Nós temos que discutir a relação institucional do Governo do Estado com Brasília. Não é uma questão de alinhamento político, é institucional. Santa Catarina precisa cobrar soluções para obras como a BR-101, a BR-282, a BR-470 e a BR-280. O Estado rompeu com Brasília e isso prejudica os catarinenses”, disse.
João Rodrigues ainda utilizou sua experiência como prefeito de Chapecó para defender sua capacidade de gestão.
“Eu deixei Chapecó com R$ 1,9 bilhão em obras públicas e saí com mais de 90% de aprovação depois de quatro mandatos. Vamos demonstrar que é possível fazer mais. Outro equívoco do atual governo foi suspender obras iniciadas na gestão anterior. O Estado perdeu tempo, as obras ficaram paradas e quem pagou a conta foi a população”, declarou.
Questionado sobre o pacto federativo e a distribuição de recursos aos estados, Rodrigues afirmou que a discussão precisa avançar nacionalmente.
“É necessário discutir um novo pacto federativo para fazer uma melhor distribuição dos recursos. O problema é que o Governo Federal não faz reformas para diminuir a sua arrecadação. Toda reforma que faz é para aumentar a receita. A reforma tributária é um exemplo disso. Ela é prejudicial aos municípios e aos contribuintes porque aumenta a carga tributária”, avaliou.
PSD destaca força política de Orleans
O presidente do PSD de Orleans, Lucas Librelato, avaliou o encontro como uma oportunidade para apresentar à imprensa e à população as propostas que estão sendo construídas pela aliança entre PSD, MDB, PP e União Brasil.
“Foi um evento dentro do esperado, onde recebemos nosso pré-candidato a governador, pré-candidato a vice, lideranças estaduais, deputados e representantes dos partidos que integram esse projeto. É um momento voltado para a imprensa e para que a população comece a conhecer quais são os objetivos e as propostas dessa alternativa de governo para Santa Catarina”, afirmou.
Librelato destacou ainda a importância de Orleans receber lideranças estaduais durante o período de pré-campanha.
“Isso mostra a força política que os municípios do interior têm. Eles sabem do engajamento que Orleans sempre apresenta nos períodos eleitorais. Também é uma oportunidade de agradecer lideranças como o deputado Júlio Garcia, que trouxe quase R$ 10 milhões para o município, e o deputado Volnei Weber, que também destinou recursos importantes. É uma forma de agradecer, mas também de mostrar que Orleans está no mapa e precisa continuar recebendo investimentos”, disse.
Sobre o cenário eleitoral, o presidente municipal do PSD afirmou acreditar no crescimento da pré-candidatura de João Rodrigues nos próximos meses.
“A eleição catarinense está totalmente em aberto. O atual governador naturalmente lidera as pesquisas por estar no cargo, mas o nome de João Rodrigues vem crescendo. A população conhece a gestão que ele realizou em Chapecó e vê nele uma alternativa. Quando a pré-campanha ganhar mais intensidade, tenho certeza de que ele vai mostrar suas propostas e chegar muito competitivo na disputa pelo Governo do Estado”, concluiu.
0
0
Turismo exige qualificação e adaptação às novas exigências do setor, destaca especialista da Unesc
Por Rádio Guarujá22/06/2026 17h54
Foto/Redes Sociais
As novas exigências regulatórias para o setor hoteleiro, incluindo normas relacionadas a diárias, segurança do trabalho e áreas de lazer, têm impulsionado uma reestruturação operacional em meios de hospedagem de todo o país. O tema foi destaque em publicação da Revista Hotéis e pautou entrevista concedida nesta segunda-feira (22) pela coordenadora do curso de Hotelaria e líder técnica do Integratur da Unesc, Tayse Nicoladelli, ao Jornal da Guarujá.
Segundo Tayse, as mudanças refletem um novo cenário do turismo brasileiro, impulsionado principalmente após a pandemia, que trouxe novos perfis de turistas e ampliou a demanda por serviços mais qualificados e seguros.
“Hoje o turismo está diante de novas ofertas turísticas e novos produtos. Isso cresceu muito no pós-pandemia. Com a nova ficha digital da rede hoteleira e outras exigências, entendemos que é necessário profissionalizar cada vez mais a rede hoteleira e os profissionais que trabalham diretamente com o turista”, afirmou.
A especialista destaca que o turismo deixou de ser uma atividade baseada apenas na experiência familiar e passou a exigir gestão profissional e capacitação constante.
“O turismo não é só meio de hospedagem. Ele engloba hotelaria, gastronomia, eventos, lazer e formação técnica qualificada. É necessário entender que existem diferentes públicos, diferentes perfis de turistas e, consequentemente, diferentes tipos de profissionais para atendê-los. Precisamos formar pessoas capazes de impulsionar os destinos turísticos de forma responsável e sustentável”, explicou.
Escola de Turismo busca atender novas demandas
Para atender às necessidades do mercado, a Unesc criou a Escola de Turismo, que oferece cursos de graduação, pós-graduação, formação técnica e capacitações de curta duração.
“Hoje temos cursos de Hotelaria, Gestão de Turismo e Gastronomia na graduação. Também oferecemos pós-graduação em Turismo e Cultura, além do curso técnico de Guia de Turismo, que trabalha diretamente com o receptivo e o acompanhamento dos visitantes. Outra novidade são os cursos rápidos, voltados para temas como precificação, capital de giro e gestão de negócios turísticos”, destacou.
De acordo com Tayse, a proposta é oferecer formação para diferentes perfis de profissionais, desde empreendedores do setor até trabalhadores que atuam diretamente no atendimento ao visitante.
Sinalização turística ainda é desafio na região
Além da qualificação profissional, a infraestrutura turística também está entre os desafios identificados pelo Integratur. Nos últimos meses, equipes da Unesc realizaram levantamentos em municípios da região para avaliar as condições da sinalização turística.
O trabalho já foi desenvolvido em cidades como Orleans, Lauro Müller, Treviso e Urussanga, e agora avança para Nova Veneza, Siderópolis, Criciúma, Forquilhinha e Balneário Rincão.
“Existem placas de sinalização turística em alguns pontos, mas o principal problema é a falta de continuidade. O turista chega a determinado local e muitas vezes não encontra orientações para seguir até outros atrativos. Em alguns casos, as placas estão danificadas, desatualizadas ou não contemplam novos atrativos que surgiram recentemente”, observou.
Segundo a coordenadora, o levantamento servirá de base para a elaboração de projetos que serão entregues às prefeituras participantes do Integratur.
“Nós fazemos o mapeamento dos atrativos, identificamos onde existe sinalização e onde há necessidade de implantação ou adequação. Depois disso, o IPAT, que atua na elaboração dos projetos executivos, desenvolve toda a proposta técnica. A expectativa é entregar esses projetos aos municípios no próximo semestre para que possam ser implementados gradativamente”, explicou.
Tayse ressalta que a melhoria da sinalização é fundamental para fortalecer a integração regional e facilitar a experiência dos visitantes.
“Não basta ter apenas um atrativo turístico. É preciso criar conexão entre os municípios e oferecer condições para que o turista consiga se deslocar e aproveitar toda a região. A sinalização faz parte dessa estrutura que contribui para o desenvolvimento do turismo”, concluiu.
“Não me restou outra alternativa”, diz Joel Niero ao deixar o Partido Novo
Por Rádio Guarujá22/06/2026 17h51
Foto/Redação
O ex-candidato a prefeito de Orleans e ex-presidente do Partido Novo no município, Joel Niero, confirmou sua desfiliação da legenda para atuar na pré-campanha do médico Dr. Irani Alberton (PP), pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2026.
Ao Jornal da Guarujá, Niero explicou que a decisão não foi motivada por divergências com o Partido Novo, mas pela impossibilidade de apoiar oficialmente um pré-candidato de outra sigla sem infringir as normas internas da legenda. Segundo ele, o convite para participar da construção da pré-campanha partiu do próprio Dr. Irani Alberton, que é seu sobrinho.
“Meu sobrinho, o doutor Irani, colocou seu nome como pré-candidato a deputado estadual. É uma pessoa do bem, honesta, correta e muito trabalhadora. Quando ele me pediu apoio aqui em Orleans, eu me vi diante de uma situação delicada. Como eu ainda estava filiado ao Partido Novo, não poderia pedir votos ou trabalhar por um candidato de outra sigla.”
De acordo com Joel, antes de formalizar a saída, ele procurou a direção partidária para expor a situação e tentar encontrar uma alternativa que permitisse sua permanência na sigla. No entanto, foi informado de que o apoio a um candidato de outro partido poderia resultar até mesmo em expulsão.
“Fui na diretoria, conversei com eles, expliquei toda a situação. Eu não queria sair do partido. Mas me disseram que, se eu fosse pego trabalhando para outro partido, poderia ser expulso. Então não me restou outra alternativa senão fazer a minha carta de desfiliação.”
Segundo ele, o desligamento ocorreu em 20 de maio. Apesar disso, Joel optou por não divulgar imediatamente a decisão por respeito aos apoiadores que estiveram ao seu lado durante a campanha eleitoral de 2024 e que acreditaram no projeto político apresentado pelo Novo em Orleans.
“Muita gente abraçou não só o Partido Novo, mas também o Joel, acreditando nessa proposta de mudança. Por isso eu fiquei um pouco quieto e não divulguei imediatamente essa minha saída.”
Ligação de Gilson Marques
Durante a entrevista, Joel revelou que sua saída repercutiu entre lideranças estaduais do partido. Ele contou ter recebido uma ligação do deputado federal Gilson Marques, que tentou convencê-lo a permanecer na legenda.
Apesar do convite, Joel afirmou que a situação era incompatível com os planos que havia assumido junto à pré-candidatura do sobrinho.
“O Gilson me ligou. É um cara que eu admiro muito, uma pessoa muito honesta. Ele pediu para eu voltar, mas entendeu a situação. O Partido Novo realmente segue os seus princípios e o seu estatuto.”
Avaliação da administração municipal
Questionado sobre o cenário político de Orleans, Joel fez uma avaliação positiva da gestão do prefeito Fernando Cruzetta. Embora tenha sido adversário político na última eleição municipal, ele afirmou que o município vive um momento de crescimento e destacou obras realizadas pela administração.
Segundo o ex-candidato, a atual gestão conseguiu imprimir um perfil diferente ao município, especialmente na área de infraestrutura.
“Hoje, em dois anos de mandato, pelo que eu estou vendo, o Fernando está indo muito bem. Claro que sempre vai ter gente reclamando, isso faz parte da política. Mas eu vejo grandes obras acontecendo, levando asfalto para o interior, que é muito importante. A cidade está bonita e vivendo um aspecto mais alegre.”
Ao comparar a atual administração com a anterior, Joel destacou que os prefeitos possuem estilos diferentes de gestão, mas evitou críticas à condução do ex-prefeito Jorge Koch.
“O Jorge tinha o estilo dele de administração. O Fernando é um cara mais comunicativo, mais diplomático. Eu gosto dele, converso com ele de vez em quando. Algumas coisas eu não concordo, mas é a administração dele. Eu torço para que Orleans vá para frente e continue crescendo.”
Mesmo fora do Novo, Joel não descartou uma futura candidatura. No entanto, afirmou que seu desejo é que a cidade continue avançando e que não haja necessidade de uma nova disputa política motivada por insatisfação da população com a gestão atual.
“Não posso dizer que dessa água não beberei. Posso ser candidato no futuro, sim. Mas a princípio eu torço para que o Fernando se dê bem e que Orleans vá para frente.”
Ele também ressaltou que sua saída não representa um rompimento com os ideais defendidos pelo Partido Novo e demonstrou confiança no surgimento de novas lideranças dentro da legenda no município.
“Acreditem no projeto do Novo. Talvez não seja o Joel no futuro, mas vai ter outra pessoa. O partido vai continuar aí e eu ainda acredito numa mudança para Orleans, para Santa Catarina e para o Brasil.”
Eleição estadual
Ao falar sobre a disputa pelo Governo de Santa Catarina, Joel afirmou que pretende apoiar a reeleição do governador Jorginho Mello (PL), mesmo trabalhando na pré-campanha de Dr. Irani Alberton (PP), que integra um partido alinhado ao projeto do pré-candidato ao governo João Rodrigues (PSD).
“O João Rodrigues é um ótimo locutor, tem uma boa dicção, mas eu não gosto do trabalho dele. Não gosto. Nem como prefeito de Chapecó”, declarou.
Joel afirmou que vê mais resultados na atual gestão estadual e também destacou a presença do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), como pré-candidato a vice-governador na chapa governista.
“Eu acho que o Jorginho Mello tem mostrado um bom trabalho. E o Adriano Silva foi um excelente prefeito de Joinville. Se o João foi um bom prefeito de Chapecó, o Adriano foi um ótimo prefeito da maior cidade do Estado. Então, hoje, meu posicionamento é pela continuidade”, afirmou.
Ao encerrar a entrevista, Joel voltou a defender uma maior participação da sociedade na política e criticou a formação de carreiras exclusivamente políticas. Segundo ele, a renovação e a participação de lideranças da comunidade são fundamentais para melhorar a gestão pública.
“O Joel não é político. O Joel está político. Eu entrei na política para tentar ajudar a melhorar a política e despertar as pessoas para a importância de escolher bem os seus representantes.”
Confira entrevista completa
0
0
Novo posto da Coopercocal em Urussanga terá atendimento ampliado e espaço mais moderno
Por Rádio Guarujá19/06/2026 10h20
Fotos/Reprodução Coopercocal
O Jornal da Guarujá na manhã desta sexta-feira (19), conversou com o presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Mello, o Belha, sobre a inauguração do novo Posto de Atendimento da cooperativa que acontece nesta terça-feira, 23, às 19h, no centro de Urussanga.
“Nós estamos reabrindo um novo posto de atendimento para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento do nosso associado. É um espaço mais aconchegante, mais acolhedor. Vamos colocar mais atendentes para agilizar ainda mais o atendimento, tornando ele mais rápido e eficiente. Tudo isso faz parte do dia a dia da Coopercocal, que busca cada vez mais melhorar a qualidade dos seus serviços”, afirmou.
Segundo Belha, a decisão de investir em uma nova estrutura também leva em consideração a grande área atendida pela cooperativa em Urussanga e comunidades vizinhas.
“Em Urussanga, atendemos todo o pessoal de Lauro Müller, Morro da Palha, Palmeira do Meio, Palmeira Baixa, Varginha. É uma extensão muito grande e um número elevado de pessoas que precisam desse atendimento”, explicou.
O novo posto foi instalado em uma região considerada estratégica, próxima à rodoviária da cidade, oferecendo mais facilidade de acesso e estacionamento para os associados.
“Tomamos a decisão de vir para um local próximo à rodoviária, ao lado do Sindicato dos Colonos. É um espaço com estacionamento amplo, mais confortável e que vai proporcionar mais comodidade para quem procura os serviços da cooperativa”, destacou.
Homenagem a Jahir Meneghel
Durante a entrevista, o presidente também ressaltou que a inauguração será marcada por uma homenagem ao cooperativista Jahir Meneghel (in memoriam), uma das figuras históricas do cooperativismo na região.
“Não é fácil falar do seu Jahir. Foi um gigante. Para mim, um dos maiores cooperativistas que contribuíram para o desenvolvimento da Coopercocal”, afirmou.
Belha relembrou a atuação de Meneghel no fortalecimento da cooperativa e na união de iniciativas que ajudaram a expandir os serviços oferecidos aos associados.
“Lá atrás existia uma cooperativa de energia em São Pedro. O seu Jahir trouxe essa cooperativa para a Coopercocal e uniu as duas para que ficassem ainda mais fortes. Ele também participou da criação de estruturas importantes para os agricultores, como a loja de implementos agrícolas e o secador de grãos em Urussanga.”
Segundo o presidente, a homenagem busca reconhecer a contribuição deixada por Meneghel para o desenvolvimento do cooperativismo regional.
“Hoje fazemos essa homenagem a esse gigante do cooperativismo, um homem que teve um trabalho incansável tanto na sua empresa quanto dentro do movimento cooperativista. Quem vai representar essa história serão seus familiares.”
Crescimento mesmo diante dos desafios
Belha também comentou sobre os desafios enfrentados atualmente pelo setor elétrico e destacou que a cooperativa segue investindo em atendimento e estrutura mesmo diante das dificuldades.
“Nós somos uma cooperativa humanizada. Os donos da cooperativa são os associados e temos que trabalhar com muito carinho e muito amor por essas pessoas. Nosso objetivo é oferecer um atendimento especial para todos.”
O presidente citou ainda os impactos causados pela recuperação judicial de uma empresa comercializadora de energia com a qual a cooperativa mantinha relações comerciais.
“Recebemos um impacto muito grande por conta da recuperação judicial de uma comercializadora. Foi uma situação inesperada, mas faz parte da responsabilidade de quem administra uma cooperativa desse porte. Estamos trabalhando fortemente para resolver essa questão sem que ela traga prejuízos ou aumento de tarifas para os nossos associados.”
A inauguração do novo Posto de Atendimento acontece na próxima terça-feira (23), às 19h, na Rua Siqueira Campos, nº 330. A estrutura contará com estacionamento ampliado, espaço para recepção dos associados e melhores condições de atendimento.
“Queremos que o associado possa estacionar com tranquilidade, entrar, tomar um café, beber uma água e ser bem atendido. Esse é o nosso propósito”, concluiu Belha.