Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Vereadora Mirele Debiasi discute soluções para o problema do lixo em Orleans e destaca importância da parceria entre PSDB e MDB

Por Rádio Guarujá26/03/2024 12h13
Foto/Redação

O Jornal da Guarujá recebeu na manhã desta terça-feira, 26, a vereadora Mirele Debiasi, do PSDB de Orleans e presidente do partido, para discutir um tema que tem incomodado bastante os moradores da cidade: o problema do lixo em Orleans, especificamente a caixa coletora no bairro Rio Belo, próxima à loja Relicário Casa e Jardim (apenas referência), que constantemente fica lotada, resultando no espalhamento de lixo pela rua. Por trás dessa caixa coletora, há um córrego d’água, o que agrava ainda mais a situação.

“A caixa coletora não deveria nunca ter sido colocada ali. Ela fica a um metro e meio de um córrego onde o pessoal vai pescar e pega peixe, então tem vida ali. É um córrego muito vivo. Inclusive no domingo tinha gente ali pescando e puxando o peixe. E uma caixa coletora não pode ser colocada a um metro e meio, dois metros de um córrego, porque dá vento, até animais acabam mexendo no lixo e a gente sempre via esse lixo, inclusive, dentro do córrego onde tem capivara, onde tem vida ali.”, explicou a vereadora.

“A situação estava crítica, mas agora está resolvida. Ontem a comunidade veio por um grupo de WhatsApp cobrar. E estava muito lixo espalhado. E aí eu coloquei nesse grupo todas as minhas tratativas, todos os vídeos e fotos que eu já estava fazendo desde o mês de novembro. E ontem muito felizmente, a hora que eu cheguei na câmara, eu recebi foto dos moradores de que já haviam retirado a caixa coletora e como eu havia sugerido que colocasse uma placa de proibido lixo e sujeito à multa inclusive de quem colocasse lixo nesse local”, acrescentou a vereadora.

Em relação ao lixo em Orleans, Mirele explicou que as caixas coletoras fornecidas pela prefeitura têm sido utilizadas de forma inadequada, com moradores descartando diversos tipos de materiais, inclusive eletrônicos, ao invés de apenas lixo doméstico. Essa prática representa um risco para a saúde pública, além de afetar o meio ambiente.

“A coleta passa em todos os locais, o caminhão do lixo passa para recolher, mas que, pelo menos, esse lixo esteja colocado ali de forma correta”, ressaltou a vereadora.

Mirele destacou a importância da conscientização da população sobre o correto descarte de resíduos e informou sobre a disponibilidade de locais apropriados para o descarte de lixo eletrônico, como a FAMOR.

Durante a entrevista, a vereadora foi questionada sobre uma reunião entre a executiva do PSDB, da qual Mirele é presidente, e o MDB, que será realizada nesta noite de terça-feira, para discutir a renovação da aliança política entre os dois partidos. A vereadora confirmou a reunião e expressou seu apoio à continuidade dessa parceria para o desenvolvimento de Orleans.

“Acredito muito nesse grupo, sempre quando tenho oportunidade falo do trabalho que vem sendo desenvolvido aqui no município de Orleans nos últimos sete anos. O crescimento, o desenvolvimento aqui do município de Orleans é conquista desse grupo, não é só do MDB, não é só do PSDB. A gente trabalha muito bem juntos e torço muito para que a gente possa manter essa coligação que vem há muito tempo trabalhando para o desenvolvimento do município”.

Além disso, a vereadora aproveitou para falar sobre recursos obtidos para pavimentação de ruas em Orleans, evidenciando o compromisso com o desenvolvimento do município.

“A obra está andando, e eu também tenho um recurso de 200 mil reais com o deputado Marcos Vieira, que é para o início do asfalto na comunidade de Serraria. Ontem ainda estive em visita ao prefeito e o mesmo me disse que em 15 dias inicia as obras, já que já estamos com dinheiro nos cofres públicos, 400 mil que consegui para a infraestrutura aqui do nosso município”, finalizou.

Confira entrevista completa

0
0

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS