Vereador Murilo Hoffmann deve assumir a presidência da Câmara de Vereadores de Orleans
O vereador Murilo Hoffmann (Novo) deve ser o próximo presidente da Câmara de Vereadores de Orleans. A eleição está marcada para o dia 15 de dezembro e a escolha segue um acordo firmado no início do ano entre os parlamentares da base aliada do prefeito Fernando Cruzetta (PP). Caso se confirme, será a primeira vez que o Partido Novo, que estreou na política orleanense comandará o Legislativo.
O jornal da Guarujá conversou com o presidente municipal do Partido Novo, o empresário Joel Niero, que avaliou o desempenho do partido, o acordo político e a possibilidade de Murilo assumir o comando da Casa.
“A gente entrou sabendo dos desafios”, diz presidente do Novo
Ao avaliar o desempenho do partido na eleição que garantiu ao Novo a primeira cadeira na Câmara, Niero destacou a campanha enxuta e sem acesso ao fundo partidário.
Segundo ele, “a gente entrou numa campanha sabendo dos desafios, o que é brigar com os grandes de Orleans”. Ele reforçou que o objetivo foi mostrar que a política precisa de participação popular: “O povo tem que se envolver na política e não pode deixar a política só para os políticos”.
O presidente também classificou a eleição como vitoriosa, mesmo sem estrutura financeira. “Fizemos uma campanha limpa, realmente na sola do sapato, buscando voto casa a casa”, disse.
Já sobre o primeiro ano de mandato do vereador eleito, Niero afirmou que Murilo cresceu politicamente ao longo de 2025.
Ele avaliou que “o Murilo é um cara novo e inexperiente na política, mas evoluiu bastante, aprendeu muito na Câmara, até mesmo como secretário, lendo projetos e acompanhando os processos internos”. Segundo o presidente, essa experiência fortalece a expectativa para que ele assuma a presidência em 2026.
Acordo político e confiança no cumprimento do combinado
Durante a semana, declarações do atual presidente da Câmara e prefeito em exercício, Joel Cavanholli (PL), levantaram dúvidas sobre o acordo firmado no início do ano. Segundo Cavanholli, o vereador Murilo ainda não havia conversado com ele sobre o assunto.
Niero minimizou qualquer tensão.
Para ele, acordos políticos precisam se sustentar na confiança: “Quando você faz um contrato, não precisa ficar toda hora passando a mão na cabeça e pedindo. Foi feito no fio do bigode lá no início para dar essa oportunidade ao Murilo”.
Ele acrescentou que, se houver algum rompimento, “não será por parte do Partido Novo”.
Questionado sobre a possibilidade de Murilo assumir a prefeitura por alguns dias caso seja eleito presidente da Câmara, situação que ocorre neste momento porque o atual presidente ocupa interinamente o cargo por oito dias durante a ausência do prefeito Fernando Cruzetta e da vice Leonete Librelato (PSD), Niero afirmou que esse ponto não fez parte das tratativas.
O presidente ressaltou que o partido não fez e não fará cobrança sobre isso: “Não é da nossa índole. Estamos ali para ajudar Orleans, rodando projetos bons para a cidade”.
Ao final da entrevista, Niero elogiou o desempenho legislativo de Hoffmann.
Segundo ele, “hoje são nove projetos, oito aprovados e uma indicação, todos projetos eficientes, bons para a cidade”. Niero concluiu afirmando que o Novo seguirá priorizando a atuação técnica: “É assim que vai ser sempre, objetivando o município de Orleans”.
Confira entrevista completa