Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Sessão da Câmara de Orleans tem novos projetos, viagem a Brasília e apelo por jovem atropelada

Por Rádio Guarujá01/07/2025 12h22
Foto/Arquivo

A 23ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans, realizada nesta segunda-feira, 30 de junho, foi marcada pela leitura e encaminhamento de projetos de lei e ofícios relevantes para a administração municipal e para a comunidade.

Entre os projetos apresentados está o Plano Plurianual (PPA) do município para o período de 2026 a 2029, por meio do Projeto de Lei nº 39/2025, de autoria do Poder Executivo. Também entrou em tramitação o projeto que propõe alterações na Lei nº 3.174/2023, que trata do sistema de plantão das farmácias e drogarias da cidade, e um projeto que autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento municipal.

O vereador Murilo Hoffmann também protocolou um projeto de lei complementar que altera o artigo 91 da Lei Complementar nº 1.435, que institui o Código de Posturas do Município.

Além dos projetos, diversos ofícios foram lidos durante a sessão. Um deles, do Poder Executivo, solicita a prorrogação de prazo para responder ao Requerimento nº 19/2025, assinado pelos vereadores Dovagner Baschirotto, Mirele Debiasi, Marlise Zomer e Maiara Dal Ponte, que pede a prestação de contas sobre as máquinas compradas pela prefeitura e expostas na Praça Celso Ramos. O Executivo pediu mais uma semana para apresentar as informações.

Outro ofício confirma o envio à Câmara da relação de emendas estaduais e federais destinadas ao município, detalhando quem destinou os recursos, os valores e onde serão aplicados. Também foi lido o ofício da suplente de vereadora Ivonete Ramos, solicitando uso da tribuna para apresentar um recurso que obteve, junto a um deputado de seu partido, o PL, para a construção de uma praça no loteamento São Gerônimo.

Presidente viaja a Brasília em busca de recursos

O presidente da Câmara, vereador Joel Cavanholi, viaja nesta segunda-feira para Brasília, onde deve permanecer por quatro dias com o objetivo de buscar a liberação de recursos para Orleans.

“Estive com o prefeito Fernando Cruzetta e temos umas demandas que ficaram retidas, protocoladas, então estou indo com a missão de realmente desbloquear isso e trazer para o município. Dinheiro lá é dinheiro lá, dinheiro aqui é desenvolvimento com o município. Então essa é a missão”, afirmou o presidente da Câmara.

Vereador faz apelo por sobrinha atropelada em Curitiba

Em tom emocionado, o vereador Dovagner Baschirotto usou a tribuna para relatar o drama vivido por sua sobrinha Letícia, orleanense atropelada em Curitiba no dia 5 de agosto de 2024. Ela saía da universidade onde cursava Biomedicina, quando foi atingida por um motorista alcoolizado na faixa de pedestres.

“Ela foi arremessada a mais de 20 metros e ressuscitada ali na hora do acidente. De lá pra cá, já passou por 11 ou 12 cirurgias. Estamos preparando a próxima, que vai implantar uma bomba de baclofeno no abdômen para ser colocada na medula. Isso deve amenizar as dores e ajudar na fisioterapia para desatrofiar os membros”, relatou.

Letícia, que tem 22 anos e é mãe do pequeno Luca, de 3 anos, está acamada, sem fala e sem movimentos. “Hoje ela está 100% atrofiada, não tem movimentos. Vamos iniciar novamente um processo de reabilitação com fonoaudiólogo e fisioterapia. Essa bomba pode ajudar muito”, explicou o vereador.

Dovagner contou que a família está organizando uma ação solidária para arrecadar fundos. “Temos uma rifa virtual e também um Pix solidário. Essa última cirurgia foi coberta pelo plano de saúde, mas a próxima é ainda mais cara e não sabemos se será coberta novamente. Os custos com cuidados diários são muito altos”, disse.

O Pix para doações é: (41) 99711-4387.

“A Letícia é mãe solo, mora em Curitiba com os pais, que estão fazendo o impossível para cuidar dela. A nossa luta é para dar qualidade de vida para a Letícia, e talvez, quem sabe, no futuro, a gente tenha o orgulho de ver ela voltando a falar com a gente. Esse é o nosso maior objetivo”, concluiu.

0
0

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS