Estaciona Orleans completa primeira semana de operação com boa adesão e dúvidas sobre cartões antigos
Gerente do sistema detalha primeiras avaliações, explica opções de pagamento e orienta usuários sobre o que muda com o novo modelo
O estacionamento rotativo voltou a funcionar na área central de Orleans no dia 26 de novembro, inicialmente em fase educativa. Desde 1º de dezembro, a cobrança e a fiscalização do Estaciona Orleans passaram a valer oficialmente. Para avaliar os primeiros dias do serviço, o Jornal da Guarujá conversou com Sílvio Ambrósio, gerente de departamento e responsável pelo sistema.
Segundo Ambrósio, a primeira semana foi considerada positiva. Ele afirma que houve grande procura de usuários para regularizar saldos do antigo aplicativo e entender as novas regras. “Essa primeira semana para nós foi bem produtiva. Tivemos um número alto de pessoas que nos procurou em relação a ter o crédito no aplicativo anterior, para fazer essa transição para o novo app Estaciona legal”, explica.
Ambrósio avalia que a população recebeu bem o retorno do rotativo: “A grande maioria das pessoas que faz uso do estacionamento rotativo aprovou e estão satisfeitas com o retorno”.
Três formas de uso: cartão físico, aplicativo ou QR Code
O novo modelo oferece três alternativas ao motorista:
- Cartão físico: opções de 30 e 60 minutos.
- Aplicativo Estaciona Orleans: possibilita comprar créditos digitais.
- Pagamento via QR Code: disponível em pontos específicos para visitantes ou pra quem não quer baixar o app.
“Ele pode ler o QR Code, abrir a vaga e fazer o pagamento via Pix. Cai rápido no sistema e já libera o estacionamento”, detalha Ambrósio.
Atualmente, apenas uma monitora atua nas ruas, em regime de rodízio. O número é temporário: “Estamos com um processo seletivo que finaliza no dia 19 de dezembro. Para 2026, teremos monitores para contemplar todos os oito setores”, afirma.
Cartões antigos: saldo no app será revertido, mas cartão físico ainda não
Uma das principais dúvidas diz respeito aos créditos do sistema anterior. Segundo Ambrósio, a reversão só vale para quem tem saldo no aplicativo antigo, desde que o usuário baixe o app atual.
“O importante é que baixem o aplicativo Estaciona Orleans, porque só assim vão ter o saldo revertido”, reforça. Já o cartão físico antigo não está sendo aceito neste momento.
Diante da limitação de pessoal, a monitora atua em setores diferentes a cada dia: Getúlio Vargas, XV de Novembro, praça Celso Ramos, Miguel Couto, Costa Carneiro e proximidades do cemitério. A intenção, segundo Ambrósio, é deixar claro que o sistema voltou e deve ser respeitado.
“O intuito do rotativo não é punir, não é arrecadar. É organizar o trânsito para que todo município tenha direito a estacionar”, ressalta. Ele reforça que o desrespeito às vagas especiais como as destinadas a idosos, pessoas com deficiência, carga e descarga e motos será notificado.
O responsável pelo Estaciona Orleans afirma que a maior parte da população tem mostrado boa vontade, mas reconhece que ainda há resistência de alguns motoristas. “É uma questão cultural. Infelizmente às vezes a gente não pensa no próximo e deixa o veículo o dia todo. Nesse período sem o rotativo, todos puderam sentir a dificuldade de encontrar vagas”, avalia.
Segundo ele, logo nos primeiros dias de cobrança, já foi possível perceber melhora. “Não é o ideal ainda, mas a gente já consegue ter uma facilidade maior para encontrar vaga”.
Para 2026, o Departamento de Trânsito deve realizar campanhas de conscientização sobre respeito às vagas e uso correto do sistema.
Confira entrevista completa: