Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Epagri de Orleans alerta apicultores para adoção de cuidados com apiários no inverno

O estado é destaque na produção de mel nacional

Por Rádio Guarujá06/06/2023 12h58

A apicultura é uma atividade que requer cuidados especiais, mas com a chegada do inverno, com dias de frio intenso requer ainda mais atenção e cuidado.

O alerta aos apicultores é feito por Fabiano Alberton, engenheiro agrônomo da Epagri de Orleans, como forma de orientar os apicultores da região quanto ao melhor manejo, alimentação ou, prevenção a prejuízos.

Santa Catarina é destaque na produção de mel nacional e Orleans é destaque na criação de abelhas rainhas, por isso a preocupação.

As abelhas são insetos sensíveis à chuva em excesso, calor e frio, o que influencia diretamente na produtividade. No caso de muito frio, com a escassez das floradas, a movimentação das abelhas na busca de alimento é bruscamente reduzida.

O néctar das flores é transformado em mel e é a energia fundamental para o controle da temperatura do ninho e sobrevivência dos indivíduos.

O engenheiro agrônomo orienta que é importante ainda neste mês de junho realizar a colheita do mel excedente nas colmeias e adotar algumas medidas no manejo para manter esse enxames no inverno. “Cuidar para que no ninho fique uma quantidade entre 8 e 10kg de mel para que as abelhas consigam passar bem o inverno, fazer o monitoramento e caso necessário utilizar a técnica da alimentação suplementar de duas formas, ou através da alimentação energética com  xarope de água com açúcar, que pode ser substituído pelo açúcar VHP ou com bife proteico, a base de proteína de soja e levedura de cerveja que vai fazer o papel da proteína do pólen para a alimentação das crias”.

Fabiano lembra ainda que a temperatura ideal dentro da colmeia é de 35, 36 graus e que no inverno a manutenção da temperatura faz com que as abelhas trabalhem muito mais para aquecerem a colmeia.

“Uma dica é reduzir o tamanho e confinar as abelhas na parte de baixo, num espaço menor, assim elas  conseguem aquecer a colmeia com menos abelhas, gastando menos energia e menos alimento”.

O engenheiro agrônomo, destaca que a Epagri está a disposição para qualquer dúvida e orientações e que realiza cursos para apicultores nos centros de treinamentos de Tubarão e de Araranguá, além de palestras e encontros de apicultores.

Confira entrevista completa:

0
0

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS