Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Câmara de Orleans realiza 43ª sessão e aprova projetos ligados a parcerias comunitárias, APAE e mudanças no estacionamento rotativo

Por Rádio Guarujá18/11/2025 14h42
Foto/Redação

A Câmara de Vereadores de Orleans realizou, na segunda-feira (17), a 43ª sessão ordinária de 2025. Entre os principais assuntos discutidos estiveram a aprovação de projetos de lei que autorizam parcerias do Executivo com entidades locais e a análise de alterações no sistema de estacionamento rotativo do município.

Foram aprovados o Projeto de Lei 66/2025, que autoriza termo de fomento com o Conselho de Desenvolvimento Comunitário do bairro Boa Vista, e o Projeto 67/2025, que firma parceria com a APAE de Orleans. Os dois projetos foram aprovados por unanimidade.

Também avançou o projeto apresentado pelo vereador Murilo Hoffmann (Novo), que regulamenta critérios de isenção e funcionamento do estacionamento rotativo, tema que vinha gerando vários debates.

Duas moções foram protocoladas: a primeira, do presidente Joel Cavanholi (PL), manifesta contrariedade à inclusão da tilápia na lista nacional de espécies exóticas invasoras; a segunda, de Cavanholi e da vereadora Jana Coan (PL), pede apoio ao projeto federal que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para venda no Brasil. A vereadora também apresentou indicação solicitando que o Executivo providencie uniformes com proteção UV para servidores que atuam expostos ao sol.

A vereadora Marlise Zomer (PSDB),  protocolou duas indicações: uma em homenagem ao aluno Davi Canever, medalhista de bronze no Prêmio Acic de Matemática, e outra sugerindo que moradores possam instalar quadras de espirobol e pintar amarelinhas no espaço público do bairro Cohab João de Barro.

De forma emergencial, deu entrada o Projeto de Lei Complementar 17/2025, que altera o nível de escolaridade exigido para o cargo de monitor do estacionamento rotativo, de ensino médio para ensino fundamental. Segundo o líder do governo, Osvaldo Cruzetta, a mudança busca viabilizar a contratação e acelerar o início da operação do rotativo.

O vereador também explicou o atraso na implantação do sistema, atribuindo-o a problemas com a empresa inicialmente contratada para fornecer equipamentos, o que exigiu novo processo licitatório.

Outro destaque da sessão veio com o vereador Dovagner Baschirotto (MDB), que atualizou o quadro de saúde de Letícia, jovem de Orleans atropelada por um motorista embriagado no Paraná. Ela está internada na UTI após complicações de uma infecção generalizada. O vereador também voltou a cobrar soluções para o ginásio do Rio das Furnas, cuja obra está parada desde a gestão anterior e enfrenta pendências estruturais e burocráticas.

O vereador Leandro Martins (PSD) apresentou recursos conquistados por meio do deputado estadual Júlio Garcia também pelo PSD, para pavimentações em diversas ruas da Pindotiba, recuperação asfáltica e aquisição de equipamentos e veículos para o município, totalizando R$ 1,2 milhão.

Confira

0
0

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS