Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Secretário de Saúde usa tribuna da Câmara para divulgar o dia D de vacinação e apresentar novas ações em Orleans

Paulo Conti também comentou sobre a abertura do Centro de Triagem e alertou sobre a baixa adesão à vacinação contra a gripe

Por Rádio Guarujá06/05/2025 11h51
Foto/Heber Vieira

O secretário de Saúde de Orleans, Paulo Conti, fez uso da tribuna na noite desta segunda-feira (5), durante a 15ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores, para apresentar as ações da Secretaria e divulgar o Dia D de vacinação contra a gripe, que será realizado neste sábado (10).  Em sua fala, o secretário alertou sobre a baixa cobertura vacinal no município e pediu o apoio de todos na conscientização da população sobre a importância da imunização. Atualmente, menos de 20% do público-alvo foi vacinado, enquanto a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Na manhã desta terça-feira (6), o secretário de Saúde, a enfermeira e coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Ana Paula Wernke, e a gerente de Imunização, Gilesi Debiasi Ceolin, reforçaram, durante entrevista no Jornal da Guarujá, o apelo para que a população procure as unidades de saúde e se vacine.

“Ontem estivemos na Câmara de Vereadores falando sobre a vacinação. É uma preocupação muito grande e, por isso, eu trouxe minhas assessoras, que têm especialidades específicas nesse assunto”, afirmou o secretário Paulo Conti. “Embora o ‘Dia D’ da vacinação vá acontecer no sábado, dia 10, a vacinação para todos os grupos já está disponível nas unidades de saúde.”

Segundo Gilesi, a campanha deste ano contempla a vacinação contra influenza e tétano, e já teve início em 7 de abril com os grupos prioritários: gestantes, crianças, idosos, caminhoneiros, portadores de comorbidades, profissionais da saúde e, neste ano, também profissionais dos Correios.

“No momento, nossa cobertura está muito baixa. A meta é vacinar 95% dos grupos prioritários, mas hoje estamos com apenas 17%”, lamentou Gilesi. “Infelizmente, muita desinformação ainda circula e influencia na decisão das pessoas. Vamos intensificar a campanha neste sábado com uma grande mobilização na Praça Celso Ramos, das 8h ao meio-dia, além das seis salas de vacina abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.”

Ana Paula destacou a chegada do inverno e o aumento nos casos de síndromes respiratórias como fator de preocupação. “O frio favorece a circulação dos vírus. A gente viu um aumento expressivo nos atendimentos e decidiu criar um centro de triagem para síndromes respiratórias, com atendimento médico e testagem para Covid e influenza”, explicou.

O centro de triagem começa a funcionar a partir desta quarta-feira (7), na unidade São José, no bairro Canudos, e será exclusivo para pacientes com sintomas respiratórios. “Teremos médico clínico geral das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, além de pediatra todos os dias pela manhã, equipe de enfermagem e farmacêutico, com a dispensação dos medicamentos no próprio local”, completou Ana Paula.

A Unidade São José será dedicada exclusivamente ao centro de triagem até o dia 30 de maio, enquanto os atendimentos gerais serão direcionados à Unidade de Saúde São Donato. “Fizemos esse remanejamento para evitar a transmissão cruzada e manter o atendimento normal à população sem sintomas respiratórios”, destacou Paulo Conti.

O secretário também comentou sobre o esforço da equipe para mobilizar a população e retomar a confiança nas vacinas. “Criou-se um tabu com a vacinação, principalmente depois da pandemia de Covid-19. Isso acabou respingando em outras vacinas que já eram consolidadas e isso atrapalhou a saúde pública. Precisamos reverter esse quadro com conscientização.”

Gilesi reforçou: “Temos sete salas de vacina em Orleans, e seis estão ativas. Nenhuma vacina está em falta. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. No sábado, Dia D, atenderemos das 8h às 17h sem intervalo.”

Ana Paula ainda alertou sobre a gravidade do cenário: “Santa Catarina já registrou 2.377 casos e 48 óbitos por síndrome respiratória neste ano. Os hospitais estão superlotados. Por isso, a importância da vacinação e do atendimento precoce nos centros de triagem.”

Para encerrar, o secretário Paulo Conti divulgou uma ação importante: “Ontem, no final da tarde, definimos que 80 crianças serão chamadas para consulta com neuropediatra. Os pais devem ficar atentos ao WhatsApp, pois o aviso será enviado por lá.”

Confira entrevista completa

0
0

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS