Câmara de Orleans realiza 22ª sessão com debates sobre saúde, exames, infraestrutura e agenda em Florianópolis
A Câmara de Vereadores de Orleans realizou na noite desta segunda-feira (22) a 22ª sessão ordinária do ano. Mais curto e tranquilo em relação a outras reuniões, os vereadores trouxeram uma série de pautas relevantes envolvendo saúde pública, infraestrutura, demandas comunitárias e agendas institucionais dos parlamentares.
Saúde volta a ser tema central com críticas sobre exames e atendimentos
O vereador Dovagner Basquirotto (MDB) relatou ter recebido no fim de semana uma demanda de munícipes sobre dificuldades no atendimento na rede municipal de saúde, como a realização de visitas domiciliares, renovação de receitas e acesso a exames.
Segundo ele, um dos relatos aponta que pacientes estariam enfrentando demora para atendimento e dificuldades até para retirada de medicamentos.
“Fui procurado no domingo à noite com relação à unidade de saúde, a não visita domiciliar, por exemplo, nesse caso, para essa pessoa. E a demora para essa visita acontecer”, afirmou.
Basquirotto ainda afirmou que, de acordo com os relatos recebidos, a cota de exames teria sido encerrada já no dia 10 do mês, o que acende um alerta sobre o funcionamento do sistema ao longo do período.
Ele destacou que esse cenário comprometeria o atendimento contínuo da população, já que, segundo a avaliação apresentada, restariam cerca de 20 dias sem disponibilidade para solicitação de exames básicos, como urina, caso a cota estivesse esgotada.
Dovagner informou que pretende buscar esclarecimentos junto à Secretaria de Saúde para entender a dinâmica de liberação e o funcionamento do sistema de exames no município.
O vereador também citou a justificativa apresentada pelo vereador e líder do governo, Osvaldo Cruzetta (PP) de que o aumento no número de médicos na rede municipal pode estar impactando diretamente a demanda por exames, o que acabaria antecipando o esgotamento das cotas disponíveis.
Basquirotto lembrou ainda que a situação já foi discutida em outras ocasiões no Legislativo, com registros de repetição do problema em meses anteriores.
“Isso já aconteceu mês passado, no dia 18 já tinha acabado a cota de exames, e agora novamente no dia 10”, relatou.
Vereadores cumprem agenda em Florianópolis
Ainda na sessão, o vereador Dovagner informou que, nesta terça-feira (23), ele e outros vereadores estarão em Florianópolis em agenda institucional.
O vereador explicou que a viagem inclui visitas a gabinetes de deputados, busca por emendas parlamentares e tratativas de demandas do município.
“Nós temos visita nos gabinetes, assuntos relacionados também a pré-campanha de deputados e algumas emendas pendentes para o município de Orleans”, afirmou.
O vereador também relatou que pretende aproveitar a agenda em Florianópolis para tratar de demandas relacionadas ao mau atendimento da Celesc. Segundo ele, há situações recorrentes que vêm sendo acompanhadas pelo gabinete e que exigem intervenção junto aos órgãos competentes para buscar soluções mais rápidas.
“Eu estive em contato num outro assunto do mau atendimento da Celesc no município de Orleans, com assessores do deputado Volnei Weber, e com certeza amanhã, a gente indo no gabinete dele, a gente vai levantar esse assunto. E se for preciso, a gente se desloca novamente até a sede da Celesc para poder resolver essa parte”, afirmou.
Presidente da Câmara destaca novo decreto e desburocratização para empresas
O presidente da Câmara, vereador Murilo Hofmann (Novo), também utilizou a tribuna para comentar a aprovação de um novo decreto municipal que atualiza a classificação de atividades de baixo risco no município.
Segundo ele, a medida amplia significativamente o número de atividades enquadradas nessa categoria.
“Conseguimos viabilizar um novo decreto que aumenta de 290 para 896 atividades classificadas como de baixo risco”, afirmou.
O presidente explicou que a atualização segue legislação estadual e deve facilitar a abertura de empresas.
“Quer dizer que agora os empreendedores terão menos burocracias e será extinta a cobrança de alguns alvarás para o início das atividades”, disse.
Hofmann destacou ainda que o modelo permitirá atualização automática conforme mudanças na legislação estadual.
“De agora em diante ocorrerá de forma automática caso o Estado inclua mais atividades nessa lista”, afirmou.
Infraestrutura, acidentes e demandas comunitárias seguem em pauta
A situação da SC-390, na região de Pindotiba, voltou a ser um dos principais pontos de debate na Câmara de Orleans, especialmente após o registro de mais um acidente fatal no trecho próximo ao posto Serramar. O tema, que já havia sido pauta de outras reuniões e pedidos formais, foi novamente destacado pela vereadora Maiara Dal Ponte Martins (MDB), que reforçou a preocupação com a segurança no local.
Segundo a parlamentar, o trecho apresenta características que aumentam o risco de acidentes, como fluxo intenso de veículos, presença de descidas acentuadas, acesso a comunidades e entradas movimentadas, o que, na avaliação dela, exige intervenções mais efetivas por parte do poder público estadual.
Maiara lembrou que o Legislativo já buscou alternativas anteriormente, inclusive com a apresentação de abaixo-assinados e solicitações encaminhadas à Secretaria de Infraestrutura do Estado, pedindo a instalação de redutores de velocidade na região.
“Já estivemos na Secretaria de Infraestrutura do Estado levando em mãos ao secretário da época, o Jerry Comper, os abaixo-assinados da comunidade e as solicitações de visibilidade para a colocação de uma lombada”, afirmou.
Ela relatou que, apesar das tratativas, a resposta inicial teria sido de indeferimento da instalação sob justificativa técnica.
“A informação que tínhamos é que seria feito, porém, após análise, foi arquivado o pedido e negada a colocação daquela lombada”, disse.
A vereadora acrescentou que, mais recentemente, novas articulações foram feitas por lideranças políticas e representantes regionais, com a promessa de reavaliação do caso. No entanto, segundo ela, mesmo após intervenções pontuais no local, como sinalização horizontal, os acidentes continuaram ocorrendo.
“A gente sabe da importância de se colocar uma lombada naquela localidade. Nós vamos continuar lutando para que isso seja feito”, concluiu.
Recursos para calçadas no Rio Belo e esclarecimentos sobre caso de zoonose
Durante a sessão, a vereadora Mirele Debiasi (PSDB) chamou atenção para duas pautas que, segundo ela, impactam diretamente a segurança e a saúde da população de Orleans.
Uma delas foi a destinação de recursos para melhorias na comunidade de Rio Belo. A parlamentar destacou que foram viabilizados R$ 500 mil, por meio do deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), para a construção de calçadas e implantação de iluminação em um trecho considerado perigoso para pedestres.
Segundo Mirele, a obra deve contemplar a região próxima ao Mercado Rio Belo, onde há grande circulação de estudantes, trabalhadores e moradores. Ela ressaltou que a falta de calçadas, a baixa iluminação e o intenso fluxo de veículos tornam o local inseguro para quem precisa se deslocar a pé.
A vereadora informou que parte dos recursos já foi repassada ao município e que a expectativa agora é pela realização dos trâmites necessários para o início da obra.
Outro tema abordado pela parlamentar foi um caso recente de esporotricose registrado no município. A doença, considerada uma zoonose, pode ser transmitida dos animais para os seres humanos.
Diante da repercussão do caso e das dúvidas sobre os procedimentos adotados pelo município, Mirele apresentou um requerimento solicitando a presença de representantes da Vigilância Epidemiológica em uma das próximas sessões da Câmara. O objetivo, segundo ela, é esclarecer à população quais são as atribuições de cada órgão envolvido e quais protocolos são adotados em situações semelhantes.
A vereadora destacou que o debate é importante não apenas em razão do caso registrado em Orleans, mas também pelo avanço da doença em municípios vizinhos, reforçando a necessidade de ações preventivas e de orientação à população.

