Secretaria de Saúde de Orleans será transferida para antigo prédio do INSS durante obras no Hospital Santa Otília
Durante entrevista, Fernando Cruzetta lamenta morte de Minestra e decreta luto oficial de três dias no município
O prefeito de Orleans, Fernando Cruzetta, confirmou em entrevista ao Jornal da Guarujá na manhã desta terça-feira (23) que a Secretaria Municipal de Saúde terá novo endereço nos próximos dias. A pasta deixará o atual espaço provisório, instalado em uma estrutura vinculada ao Hospital Santa Otília, e passará a funcionar na antiga sede do INSS, localizada em frente ao Pró-Saúde.
A mudança, segundo a administração municipal, ocorre para viabilizar o avanço das obras de ampliação e reforma do Hospital Santa Otília, que utilizam atualmente parte do espaço ocupado pela secretaria.
“Desde o ano passado a gente vem trabalhando junto à Superintendência Estadual do INSS, com relação à desocupação e à concessão de uso daquele espaço”, afirmou o prefeito.
De acordo com Cruzetta, o encaminhamento da transferência avançou após decisão da Justiça Federal de Criciúma e articulações institucionais com o INSS, permitindo a ocupação do novo prédio pelo município.
“Agora, coincidentemente, a gente conseguiu que num despacho da juíza federal de Criciúma, e depois de muita articulação com o INSS, e concordando também com a cessão de uso para um segundo momento a discussão da aquisição, nós pudéssemos fazer uso daquela área do INSS”, disse.
O prefeito explicou ainda que a Secretaria estava instalada de forma provisória em um espaço alugado dentro da estrutura do hospital, que agora será liberado para as obras.
“Estamos saindo do atual local, onde fica naquela construção inacabada do hospital, onde nós ocupávamos o primeiro andar pagando aluguel”, declarou.
A orientação da administração é de que a mudança ocorra de forma imediata, com instalação mínima de estrutura para garantir o atendimento ao público o quanto antes.
“Façam pelo menos a parte essencial de internet e instalações elétricas e comecem a mudança hoje. Se não tem ninguém pra ajudar a levar mesa, cadeira, vamos achar voluntário e eu vou lá ajudar também”, afirmou.
Segundo o prefeito, a nova sede será estruturada gradualmente, enquanto os serviços passam a ser oferecidos no novo endereço.
“A determinação é que iniciem de imediato a mudança para fazer as instalações e tão logo já iniciar os atendimentos da população no novo local”, completou.
Cruzetta também atualizou o andamento das obras de ampliação do Hospital Santa Otília, que estavam paralisadas há mais de três décadas e agora recebem investimentos estaduais, federais e contrapartida do município.
Segundo ele, os recursos já garantidos somam valores expressivos e permitem a continuidade do projeto.
“Conseguimos junto ao Governo do Estado quatro milhões de reais para serem investidos ali naquela obra”, afirmou.
Além disso, o município conta com apoio de emenda parlamentar no valor de R$ 1,5 milhão destinada pelo senador Esperidião Amin para reforço do financiamento da obra.
Cruzetta destacou que, caso não haja novos repasses, a prefeitura deverá complementar o investimento com recursos próprios para a conclusão da obra.
“Nos responsabilizamos pela continuidade da obra, caso não venha recurso de emenda, a prefeitura vai colocar recursos próprios, aproximadamente dois milhões a dois milhões e meio para finalizar aquela obra”, explicou.
Prefeito lamenta morte de Minestra e decreta luto oficial em Orleans
Durante a entrevista, o prefeito também comentou a morte do atleta e organizador de motocross Minestra, ocorrida após um acidente no Parque Princesa Isabel. Fernando Cruzetta relatou que acompanhou a situação desde o momento do acidente e que havia expectativa pela recuperação do esportista.
“Estamos todos tristes. Foi uma fatalidade realmente. Nos pegou de surpresa”, afirmou.
Cruzetta destacou a relevância de Minestra para o motocross regional e nacional, lembrando sua atuação como referência na modalidade e seu envolvimento na organização de eventos esportivos no município.
Segundo o prefeito, o atleta também tinha participação direta na organização de um evento que estava previsto para acontecer neste próximo fim de semana em Orleans. A programação foi cancelada logo após a confirmação do acidente,
“Ele era um dos organizadores e estava à frente desse evento e estava muito feliz pela realização”, afirmou.
Diante da confirmação do falecimento, a Prefeitura decretou luto oficial de três dias.
“Sem palavras para o que aconteceu, estamos todos chocados”, concluiu.
Confira entrevista completa