Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Resgate do Carnaval de Orleans começa nesta quinta-feira com programação para todas as idades

Por Rádio Guarujá11/02/2026 12h44
Foto/Redação

Após 17 anos sem Carnaval de rua, Orleans volta a celebrar a festa popular com uma programação especial a partir desta quinta-feira (12). O “Resgate do Carnaval” será realizado na Praça Celso Ramos, em frente ao Bar da Esquina, com atividades gratuitas até domingo (15), reunindo terceira idade, crianças e público em geral.

Em entrevista ao Jornal da Guarujá nesta quarta-feira (11), os sócio-proprietários Sandro Ramires Tamagno, o Pepita (Bar da Esquina), e Ítalo Vieira (Bodega Vieira) detalharam a proposta do evento, que conta com apoio da Prefeitura.

“A ideia começou numa conversa informal, relembrando os velhos tempos. Surgiu essa oportunidade de resgatar o Carnaval de Orleans”, explicou Ítalo. Segundo ele, a administração municipal está apoiando dentro das possibilidades, com estrutura e suporte logístico.

A programação inicia na quinta-feira às 15h com o Carnaval da Terceira Idade. “Já começa o barulhinho às três horas da tarde, com o pessoal da melhor idade”, destacou Pepita. Após uma pausa para a missa, a abertura oficial ocorre às 19h, com presença de autoridades e entrega da chave da cidade ao Rei Momo, Mário Rogério Dias.

Na sequência, a tradicional Charanga 2001 sobe ao palco. “A Charanga existe desde sempre, é histórica pra nossa cidade”, afirmou Pepita. Segundo ele, o grupo surgiu de forma espontânea, com amigos que se reuniam com instrumentos para tocar por amor ao Carnaval. Nesta edição, a apresentação terá novidades, incluindo a participação de alunos da Apae.

A noite de quinta-feira também contará com DJs locais. “Tanto as bandas como os DJs são todos artistas aqui de Orleans”, ressaltou.

A programação segue na sexta-feira (13) com abertura às 19h. Às 20h30 se apresenta a Banda Estrela do Oriente, seguida por DJ e, às 22h30, pagode. No sábado (14), as atividades começam mais cedo, às 17h, novamente com a Banda Estrela do Oriente. Após intervalo para missa, a programação retorna com DJ e pagode à noite.

No domingo (15), o destaque é o Carnaval Kids, a partir das 15h. Haverá brinquedos infláveis gratuitos, além da apresentação da Charanga animando a tarde. À noite, após a missa, o evento encerra com DJ e pagode.

Segundo os organizadores, o evento será totalmente gratuito. “Não vai ter cobrança de ingresso, é praça pública, aberto”, reforçou Ítalo. A estrutura contará com banheiros químicos, além do banheiro público da praça, e praça de alimentação com comerciantes locais.

Pepita destacou o significado do momento para a cidade. “Faz 17 anos que o Carnaval de Orleans não acontece. O povo orleanense está esperando por isso”, afirmou. Para ele, o objetivo é promover uma festa familiar, segura e acessível. “Esse Carnaval aqui é pra família. Traga seu filho, seu marido, sua esposa e vem se divertir.”

A rua será parcialmente fechada para a realização do evento, e a expectativa dos organizadores é atrair também público da região, já que o modelo de Carnaval de rua gratuito se tornou menos comum nos municípios vizinhos.

Confira entrevista completa

0
0

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS