Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Coopercocal realiza assembleia e eleição de diretoria em janeiro e reforça destaque nacional com uma das tarifas mais baixas do Brasil

Por Rádio Guarujá15/01/2026 09h59
Foto/Coopercocal

A Cooperativa de Eletrificação de Cocal do Sul (Coopercocal) realiza, nos dias 23 e 24 de janeiro, dois momentos importantes para a vida institucional da entidade: a Assembleia Geral Ordinária, para aprovação das contas, e a eleição da nova diretoria. Os eventos ocorrem em locais distintos e mobilizam associados de Cocal do Sul e Urussanga.

A Assembleia Geral Ordinária acontece na sexta-feira, dia 23 de janeiro, às 19h, na sede recreativa da Coopercocal, localizada na Linha Tigre, em Cocal do Sul. Na ocasião, serão apresentadas as prestações de contas do último exercício e os projetos futuros da cooperativa. Segundo o presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Mello, o Belha, a assembleia segue um rito tradicional, mas com conteúdos relevantes para os associados.

“Como é de praxe todos os anos, acontece a Assembleia Ordinária, onde a gente apresenta as prestações de contas e também os projetos futuros, que são muitos, tanto técnicos quanto sociais”, afirmou. De acordo com ele, os projetos sociais desenvolvidos pela cooperativa têm impacto direto na qualidade de vida da população dos municípios atendidos. “A gente sempre visa a melhoria da qualidade de vida do nosso associado e do nosso consumidor, tanto na parte técnica quanto na parte social”, completou.

No sábado, dia 24 de janeiro, ocorre a eleição da diretoria, das 8h às 16h, no Colégio Estadual Professor Padre Schuller, em Cocal do Sul. O atual presidente, Belha, concorre à reeleição pela Chapa 1, tendo Antônio Costa como vice-presidente. Ele explica que o processo eleitoral foi organizado para garantir agilidade e conforto aos associados. “A pessoa não precisa mais procurar sessão pela letra do nome. Vai chegar, ver qual sessão tem menos gente, entra, vota e vai embora. São sete sessões, com duas urnas cada, totalizando 14 urnas”, destacou.

Para votar, é necessário apresentar documento oficial com foto e estar em dia com a fatura da cooperativa até o dia 21 de janeiro. “Vota o associado que está em dia com a sua fatura paga até essa data”, reforçou o presidente.

A Coopercocal chega a esse período eleitoral em posição de destaque no cenário nacional. Conforme ranking oficial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a cooperativa está entre as cinco distribuidoras com as menores tarifas de energia elétrica do Brasil, em um universo de 103 concessionárias e permissionárias. Em Santa Catarina, ocupa a terceira menor tarifa do estado.

“Nós somos hoje a quinta distribuidora mais barata do país e a terceira de Santa Catarina. Isso nos orgulha muito, porque as quatro distribuidoras à nossa frente têm geração própria, e nós ainda não”, ressaltou. Segundo ele, justamente por isso a cooperativa já projeta novos investimentos. “Esse é um dos projetos que a gente tem para 2026: gerar energia.”

O presidente atribui os resultados à política de investimentos adotada nos últimos anos. “Desde 2014 a gente começou a investir forte: frota de veículos, retirada de rede do meio do mato, colocação de cabo protegido, tudo para diminuir interrupções, principalmente para o agricultor e também para o setor urbano”, explicou. Ele destaca que a continuidade e a qualidade do fornecimento são fatores essenciais para o desenvolvimento econômico. “Uma empresa precisa de energia de qualidade e de tarifa competitiva. Isso impacta diretamente no preço final do produto.”

Entre os principais marcos recentes, Belha cita a construção de uma linha de transmissão própria da cooperativa. “Nós revolucionamos a Coopercocal. Dois anos atrás conectamos a linha de transmissão independente, um investimento de cerca de R$ 15 milhões, que já deu retorno”, afirmou. Segundo ele, os investimentos resultaram em reduções consecutivas na tarifa. “Em 2024 tivemos uma redução de 14,44% e em 2025 mais 4,20%. Foram dois anos seguidos de redução.”

Outro avanço destacado foi a compra de energia no mercado livre. “Passamos a comprar energia no mercado livre, com contrato de 10 anos, aproveitando um momento favorável. Compramos a 97 megawatts, enquanto hoje está em torno de 380. Isso fez toda a diferença”, explicou. Para o presidente, essas decisões garantem segurança energética e preços mais baixos mesmo sem geração própria.

O presidente da Coopercocal também ressaltou os investimentos em automação e rapidez no restabelecimento do serviço. “Automatizamos toda a subestação e a parte externa, com religadores e reguladores de tensão. Hoje o Centro de Operações controla todo o sistema, o que garante um retorno rápido quando ocorre alguma interrupção”, concluiu.

Confira entrevista completa

https://www.youtube.com/watch?v=HUoBe8KuXRg 

0
0

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS