Câmara de Orleans aprova implantação do 5G e discute melhorias urbanas e programas sociais
A Câmara de Vereadores de Orleans realizou, nesta segunda-feira (3), a 41ª sessão ordinária do Legislativo. Entre os temas apreciados, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 59/2024, encaminhado pelo Executivo, que regulamenta a instalação da tecnologia 5G no município. A proposta passou por unanimidade.
Também deu entrada o Projeto de Lei nº 63/2024, que autoriza parceria com a Associação Escolinha de Futebol Craques do Amanhã para fomento de atividades esportivas. Alunos da entidade acompanharam a sessão.
Os vereadores aprovaram, ainda, moção de aplauso ao deputado estadual Júlio Garcia (PSD) pelos 20 anos da Lei nº 13.633/2005, que garante repasse do Fundo Social às APAES de Santa Catarina. Uma segunda moção, esta de apoio, foi assinada pela totalidade dos vereadores em favor do Projeto de Lei Complementar 66/2025, de autoria da deputada federal Ana Paula Lima (PT), que prevê critérios diferenciados de aposentadoria para trabalhadores da mineração subterrânea.
O presidente da Câmara, Joel Cavanholi (PL), protocolou indicação para instalação de lombadas ou interrupção de acesso de veículos na via lateral ao Parque Princesa Isabel, após relatos de excesso de velocidade no local. O vereador também propôs o repasse de R$ 2 mil ao Executivo para aquisição de uniformes ao grupo da terceira idade, aprovado unanimemente.
A vereadora Jana Coan (PL) apresentou indicação para criação de programa municipal que padronize os uniformes escolares por meio de crédito a ser disponibilizado aos responsáveis, via aplicativo, para compra em lojas credenciadas. Ela argumenta que o modelo promoveria autonomia aos pais e incentivo ao comércio local.
Já a vereadora Marlise Zomer (PSDB) defendeu a criação do programa “Buraco Zero”, com a implantação de canal direto entre população e Secretaria de Obras para registro de demandas de infraestrutura urbana. Ela também pediu instalação de ponto de ônibus na rua Moacir Spricigo, citando riscos às crianças que aguardam o transporte escolar no local. A vereadora manifestou ainda insatisfação com o que considera pouca interlocução entre Executivo e oposição.
O líder do governo na Câmara, Osvaldo Cruzetta (PP), rebateu, afirmando que reuniões ocorreram no início do mandato e que encontros recentes foram partidários, sem caráter administrativo. Ele anunciou também aprovação, em regime de urgência, de projeto que libera recursos para construção de um jardim sensorial para alunos da APAE de Orleans. O vereador também comentou sobre o fato ocorrido no Dia de Finados no Cemitério Municipal. Segundo reclamações da comunidade, a empresa responsável pela pintura de meios-fios realizou o serviço no local durante o período de visitação, gerando transtornos e bloqueio temporário da circulação. Após reclamações de moradores, o Executivo determinou a suspensão imediata da atividade e o deslocamento da equipe para outra área da cidade.